Thiago Pereira se candidata a vaga na Comissão de Atletas do COI

O medalhista olímpico Thiago Pereira será o representante brasileiro na eleição que definirá os quatro novos integrantes da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Após realizar sua inscrição no último mês de setembro, o nadador de 33 anos teve sua candidatura aceita pela entidade máxima do Movimento Olímpico.

“Já integro a Comissão de Atletas do COB e da FINA e em ambas conseguimos ter mais representatividade dentro das entidades. No caso da FINA, inclusive, passamos a ter direito a voto na Assembleia, assim como já ocorre no COB. Então, vejo essa candidatura como mais uma oportunidade para nós, atletas, estarmos mais envolvidos nas decisões que serão tomadas”, disse Thiago.

A eleição acontecerá entre os dias 14 de julho, data em que será aberta oficialmente a Vila Olímpica de Tóquio 2020, e 4 de agosto. A principal área de votação será o Espaço Athlete 365, em frente ao refeitório da Vila, mas outros locais de votação serão disponibilizados nas cidades que abrigarão as partidas de futebol e em Enoshima, que receberá as competições de vela.

A Comissão de Atletas do COI possui 23 membros, cujos mandatos têm duração de oito anos. Quatro deles são eleitos a cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão, enquanto dois novos membros passam a fazer parte do órgão logo após os Jogos Olímpicos de Inverno.

Maior medalhista da história dos Jogos Pan-americanos, com 23 medalhas (15 ouros, 4 pratas e 4 bronzes), Thiago Pereira tem como principal conquista na carreira a medalha de prata olímpica nos 400m medley, em Londres 2012, tendo superado o norte-americano Michael Phelps. Além disso, conquistou sete medalhas em Campeonatos Mundiais de natação: quatro em piscina curta e três em piscina longa.

Caso seja eleito, esta não será a primeira experiência do nadador brasileiro em uma Comissão de Atletas. Além de integrar a Comissão do COB desde 2009 e da FINA desde 2013, Thiago passou a ocupar a mesma função este ano na União Americana de Natação (UANA) e, entre 2015 e 2019, foi membro da Comissão da Panam Sports.

 

Fonte: COB

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.