Praça CEU completa seis anos e mantém ações em ambiente virtual

Referência de cidadania e cultura na Zona Norte de Juiz de Fora, a Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados Coronel “Adelmir Romualdo de Oliveira”) completa seis anos nesta segunda-feira, 15. O equipamento urbano, que é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), oferece 12 oficinas gratuitas de arte e esporte, atendendo pessoas de todas as faixas etárias.

O fechamento das atividades presenciais, decorrente do protocolo de enfrentamento à pandemia de Covid-19, não impediu que a Praça CEU mantivesse o vínculo com seus usuários, articuladores culturais e demais profissionais. Rapidamente, a equipe se mobilizou com o objetivo de migrar suas atividades para o ambiente virtual. Atualmente, os conteúdos são repassados por meio de 63 grupos de WhatsApp, além de videoconferências e lives. São mais de mil crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos atendidos em oficinas virtuais de dança, música, teatro, ginástica, futsal, capoeira e alongamento.

Durante a quarentena, foram realizados diversos eventos, como o Festival Virtual de Dança e a Corrida Virtual do CEU. As alunas de artesanato da praça, que tem gestão da Associação Cultural Arte e Vida (Acav), confeccionaram cerca de 15 mil máscaras de proteção pessoal para doação a profissionais de saúde, a partir de convite da Rede de Ajuda Humanitária.

A diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida, reforça o impacto positivo do equipamento urbano para a cidade. “A Praça CEU tem importância fundamental no direito a práticas artísticas e esportivas, além das vivências culturais, principalmente na Zona Norte de Juiz de Fora, que já são articuladas e executadas em outros territórios. É uma alegria poder estar comemorando o sexto ano da Praça CEU, equipamento de referência para outras praças e iniciativas do mesmo modelo. E desejamos muito no início desse novo ciclo, que nós possamos conseguir tanto a expansão das atividades para toda a região norte da cidade, quanto articular políticas públicas.”

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.