Governo abre Semana Estadual de Incentivo à Literatura com tema Afromineiridades nesta segunda (15/4)

Nesta segunda-feira (15/4), o Governo de Minas abre a IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, que tem como tema central as afromineiridades. Bibliotecas públicas e comunitárias de todo o estado promoverão, até domingo (21/4), cerca de 100 atividades para estimular a leitura literária em todos os públicos. A grande homenageada da edição é a escritora mineira Carolina Maria de Jesus, que completaria 110 anos em 2024.

A realização é da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, e atende à Política Estadual do Livro.

As atividades incluem rodas de samba, saraus, exposições literárias, rodas de conversa, capoeira, exibições de filmes e oficinas, entre outras ações que convidam a comunidade a ler, discutir e compartilhar textos produzidos por afrodescendentes nas Minas e nos Gerais. Toda programação é gratuita e pode ser conferida na íntegra aqui.

A partir da iniciativa, as bibliotecas transformam-se em centros de promoção das culturas e das artes afrodiaspóricas, por meio de manifestações da tradição oral. A Semana Estadual de Incentivo à Literatura também é uma oportunidade para que as instituições realizem atividades que divulguem e valorizem seus acervos de memória local.

Programação diversificada

Em Belo Horizonte, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, referência de biblioteca pública para o estado, organizará o sarau “Poesia à flor da pele em um quarto de despejo com os olhos cheios de água”, em homenagem aos escritores negros mineiros Conceição Evaristo, Adão Ventura e Carolina Maria de Jesus. Com apresentação do grupo Palavra Viva e do coral Coro Novo, o evento acontecerá na quarta-feira (17/4), das 15h às 17h e das 19h às 21h.

Também na capital mineira, a Biblioteca Pública do Centro Cultural Vila Marçola vai realizar, às 16h de quarta-feira (17), uma roda de conversa sobre a obra de Carolina Maria de Jesus, com leitura de trechos dos livros. Já na Biblioteca de Capoeira e Cultura Afro (Capoteca) acontecerá no sábado (20/4), às 9h, leitura e contação de histórias sobre a cultura da capoeira, da história de África e do povo negro em Minas Gerais, abrangendo figuras ilustres como Chico Rei, Chica da Silva, Pedro Cem, entre outros.

No município de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa promoverá um encontro de Dança Circular com participação especial do Congado Itaguarense. Durante o encontro, que ocorrerá na sexta-feira (19/4), às 19h, serão apresentados cantos e danças que narram a cultura e tradição dos povos locais.

A Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira, em Mateus Leme, sediará, quarta-feira (17/4), às 9h, a palestra “Racismo, inclusão e representatividade”. A conferência será ministrada por Tat’etu Arabomi, juntamente com a exibição do documentário “Raízes do Candomblé de Angola”. Em Nova Era, a Biblioteca Pública Municipal Ely de Araújo produzirá, na quinta-feira (18/4), às 15h, o “Slam de poesia”, com competição poética em que os participantes recitam que dão vida à poesia, criando uma atmosfera de conexão e reflexão.

Em Campanha, no Sul de Minas, a biblioteca do Museu da Conversa Macanuda realizará, entre outras atividades, a exposição de livros “Afromineiridades”, destacando autores regionais que abordam essa temática. No Noroeste do estado, a Biblioteca Pública Municipal Professor Caetano de Faria, de Guarda-Mor, promoverá exposição de mesmo nome, colocando os holofotes sobre autores locais afrodescendentes. A mostra será exibida na segunda-feira (15/4), às 9h.

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.