Procon faz orientações sobre compras on-line no “Black Friday”

Conhecido pelo dia de liquidações, o “Black Friday” ou sexta-feira negra, começa amanhã (29), no entanto já tem lojas no comércio de Juiz de Fora que já colocaram seus produtos em promoção e principalmente os portais da internet no Brasil. Para garantir a segurança financeira, interesses econômicos e qualidade de vida do consumidor, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulga dicas para que a população fique atenta.

 

Acesse ao Google:

– É muito importante o consumidor fazer uma pesquisa sobre a loja que contenha o produto que irá adquirir e também sua reputação.

– É comum que existam reclamações sobre as lojas, contudo, é necessário analisar como a empresa resolveu a demanda do consumidor evidencia sua credibilidade.

– Outra dica importante é a respeito da segurança do site. O consumidor deve conferir se a página é segura e se a mesma possui cadeado de autenticação, caso não tenha este símbolo, o site deve ser evitado.

– Busque acessar os portais pelo seu computador pessoal e não coloque o número do seu cartão, senhas ou dados pessoais em computadores compartilhados com muita gente, como por exemplo: lan house. Utilizar o próprio computador ajuda a evitar problemas relacionados à vírus e programas que possam roubar os dados do consumidor.

 

Salve as informações:

– É importante que o consumidor guarde todos os dados das compras, como: número do protocolo, confirmação do pedido, mensagens trocadas com o fornecedor e outras informações que comprovem a compra e as condições. Isso facilitará o processo de reclamação, caso ocorra algum imprevisto.

– As páginas de fora do Brasil seguem as normas de seus países de origem. Se o consumidor tiver problemas em comprar produtos pelos portais internacionais, ele terá de resolver diretamente com o fornecedor, pois nesse caso ele é o próprio importador. E vale lembrar que a taxa de importação depende do valor do produto no exterior, além da cotação no câmbio atual.

 

O que é Black Friday?

Segundo o portal americano The Balance, o nome é dado ao dia de compras após o feriado de “Ação de Graças” nos Estados Unidos, visando o Natal. Não existe exatamente uma data que marca o início do Black Friday (Sexta-Feira Negra), mas de acordo com o portal, surgiu no final do século XIX, quando o então Presidente Abraham Lincoln determinou que o “Dia de Ação de Graças” caísse na última sexta-feira do mês de Novembro.

A pergunta é: o que significa Black Friday? Ainda de acordo com o The Balance, o termo ganhou este significado devido ao grande número de consumidores nas lojas, ocasionando grande locomoção de pessoas, acidentes no trânsito e inclusive violência nos estabelecimentos.

 

 

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.