Procon/JF faz vistoria em prol do Black Friday

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) divulgou uma nota sobre orientações para os consumidores no Black Friday. Entre as dicas, a entidade recomenda que o comprador faça uma lista contendo o produto ou serviço que deseja adquirir, para fazer uma estimativa de gastos. Outra dica é pesquisar os preços com antecedência para ter uma noção sobre o valor total que será estipulado e também para comparar os valores.

A entidade esclareceu também que os estabelecimentos não têm obrigação de realizar trocas dos produtos por motivos de gosto, cor ou tamanho. Para evitar este tipo de situação, o Procon orienta que os consumidores solicitem um teste de funcionamento do produto para avaliar se há defeitos ou não.

Vale lembrar que o Procon anunciou na última terça-feira (12), que iria fazer uma vistoria nos principais fornecedores que participarão do Black Friday 2019, cuja iniciativa serve para verificar e monitorar os preços praticados antes do período promocional. A fiscalização exigiu lista e identificação dos produtos, códigos de barra, marca, modelo, descrição e preço à vista praticado pelo comércio de Juiz de Fora. A edição do Black Friday 2019 será no próximo dia 29 deste mês.

O que é Black Friday?

Segundo o portal americano The Balance, o nome é dado ao dia de compras após o feriado de “Ação de Graças” nos Estados Unidos, visando o Natal. Não existe exatamente uma data que marca o início do Black Friday (Sexta-Feira Negra), mas de acordo com o portal, surgiu no final do século XIX, quando o então Presidente Abraham Lincoln determinou que o “Dia de Ação de Graças” caísse na última sexta-feira do mês de Novembro.

A pergunta é: o que significa Black Friday? Ainda de acordo com o The Balance, o termo ganhou este significado devido ao grande número de consumidores nas lojas, ocasionando grande locomoção de pessoas, acidentes no trânsito e inclusive violência nos estabelecimentos.

 

 

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.