2ª Semana da Defesa Civil começa com blitz educativa e solenidade

Nesta segunda-feira, 7, aconteceu a solenidade de abertura da 2ª Semana da Defesa Civil de Juiz de Fora, na sede do órgão. No evento, o prefeito Antônio Almas destacou a importância de uma semana inteira dedicada à prevenção: “A educação transforma a realidade da cidade. É importante trabalhar, sobretudo, com as crianças, que são agentes transformadores”.

O subsecretário da Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, destacou que vários pontos da cidade terão atividades de prevenção e aproximação com a Defesa Civil: “Acreditamos que, com as ações desta semana, conseguiremos evitar muitos problemas pela frente”. Nesta terça, 8, as atividades terão o apoio do Demlurb. Será realizada limpeza do córrego do Bairro Linhares, durante a manhã, e da praça do Bairro Vitorino Braga, à tarde, que, só este ano, já passou por manutenção mais de dez vezes.

Blitz educativa entrega três mil kits

Durante a manhã, aconteceu uma blitz educativa na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no Bairro Santa Lúcia, em frente ao 27º Batalhão da Polícia Militar. Agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) controlaram o trânsito no local. Cerca de três mil kits foram distribuídos para motoristas, motociclistas, usuários do transporte público e pedestres.

O kit contém panfletos informativos sobre prevenção, combate à dengue e chikungunya, ilustrações para as crianças, entre outros. O objetivo é alertar a população sobre riscos nos períodos chuvosos e explicar como agir nessas situações. “A qualquer sinal de risco, a população deve ligar para a Defesa Civil, através do 199”, ressalta Jefferson. Também participaram da atividade: Companhia Municipal de Saneamento (Cesama), Demlurb, Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Polícia Militar (PM), Bombeiro Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Confira a programação:

Terça-feira, 8

9 horas – Limpeza do córrego do Bairro Linhares

14 às 16 horas – Limpeza da Praça Senador Teotônio Vilela

Local: Bairro Vitorino Braga

Quarta-feira, 9

14 horas – Panfletagem e orientações técnicas sobre riscos e prevenção em Defesa Civil

Local: Calçadão da Rua Halfeld (em frente ao Cine-Theatro Central)

Quinta-feira, 10

9 horas – Ação preventiva e lançamento do “1º Concurso Defesa Civil vai à Escola”

Local: Escola Municipal “Padre Wilson” – Bairro Igrejinha

14 horas – Simulado de emergência em barragens da Nexa Resources

Local: Igrejinha

Sexta-feira, 11

9 horas – Palestra com representante da Defesa Civil Estadual sobre barragens e encerramento.

Palestrante: primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros Paulo Henrique Camargos Firme

Local: Escola de Governo – Rua Maria Perpétua, 72, 3º andar- Bairro Ladeira

Fonte: Assessoria

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.