Secretaria de Saúde promove ações de conscientização e combate ao Aedes aegypti

A partir desta terça-feira, 13, até o próximo sábado, 17, o setor de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estará realizando uma programação com atividades educativas em diversas instituições da cidade. As ações têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e para a permanência da atenção contra o mosquito.

As atividades vão ser realizadas no Cras Costa Carvalho e São Benedito e nas escolas municipais Carlos Augusto de Assis, Oscar Schimit e Olinda de Paula Magalhães. Empresas, escolas ou instituições interessadas em agendar palestras de educação em saúde podem enviar o pedido via e-mail (educasaude@pjf.mg.gov.br) ou ligar para o telefone 3690-7534.

Além disso, na próxima quarta-feira, 14, a partir das 8 horas, a “Sala de Operações da Dengue” realizará a limpeza e remoção de materiais inservíveis em uma moradia insalubre, localizada na rua Gabriel Rodrigues, no bairro Santa Cecília.

A ação, que tem como objetivo eliminar possíveis focos do Aedes aegypti e impedir a proliferação do mosquito na região, vai contar com o trabalho de agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e com uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

Além disso, os agentes de combate a endemias do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) seguem trabalhando durante toda a semana fazendo vistorias nas residências da cidade e eliminando os focos.

No início do mês, cinco caminhões de entulho e materiais inservíveis, totalizando aproximadamente 15 toneladas, foram retirados pela equipe da “Sala de Operações da Dengue” de uma casa localizada na rua Olívia Moreira, no bairro Ipiranga, zona Sul de Juiz de Fora.

JUIZ DE FORA JÁ REGISTROU 12 CASOS DE MORTES POR DENGUE

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no dia 29 de julho, mais duas mortes por dengue foram confirmadas em Juiz de Fora. Ao todo, já são 12 mortes pela doença na cidade em 2019.

Na Zona da Mata, uma morte por dengue já havia sido registrada na cidade de Guarani, totalizando 13 mortes confirmadas pela doença na região. Em 2019, em todo o Estado, foram registrados mais de 400.000 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue.

Minas Gerais está em situação de alerta para o aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti–dengue, chikungunya e zika e Juiz de Fora está entre as cidades com os maiores registros de mortes pela doença.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.