Guarda Municipal oferece curso de informática para pessoas em situação de rua

A Guarda Municipal está promovendo curso de iniciação à informática para pessoas em situação de rua, atendidas no Centro de Referência Especializado para a População Adulta (Centro Pop). As aulas são abertas a todos os usuários do serviço, com o limite de seis alunos por vez. Colocada em prática em 2017, a inclusão digital já beneficiou idosos, usuários do Centro Pop e egressos do sistema prisional.

Todo o processo de aprendizagem se dá por meio da plataforma digital em que o curso está hospedado. Os alunos conhecem ferramentas de edição de texto, recursos da internet, inscrição em site de empregos, educação a distância, mídias sociais, criação de currículos virtuais e e-mails.

A Guarda Municipal aposta na iniciativa como ferramenta de promoção da cidadania e de prevenção junto a grupos vulneráveis. Para a comandante da instituição, Emilce de Castro, o projeto vem cumprindo seu papel social: “Além de aproximar a Guarda Municipal da comunidade, para cada pessoa sensibilizada, que encontra usos e oportunidades a partir da informática, estamos fazendo muito mais que a simples formação oferecida no curso. Estamos promovendo a dignidade e a reintegração de pessoas na sociedade”.

Segundo a GM Roberta Mokdeci, responsável pela aplicação do curso: “As pessoas passam a lidar com um universo antes impensável para elas e começam a compreender coisas que antes julgavam distantes da sua realidade. É por isso que o curso é uma forma de inclusão digital real, pois os aproxima do mundo da informática e abre novos horizontes de oportunidades”.

Fonte: PJF

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.