Projeto “Ruas Completas” vira realidade em Juiz de Fora

Quem passou nessa quinta-feira, 14, pela Rua Marechal Deodoro, entre os trechos da Avenida Barão do Rio Branco e a Rua Batista de Oliveira, na região central da cidade, notou algumas novidades. Na rua, foram instalados tablados, nivelando a altura da rua com a calçada, o chão recebeu pinturas de sinalização, que interligam galerias, além da criação de espaços de convivência, com cadeiras, mesas e quiosques, que integram os espaços.

As modificações fazem parte do projeto “Ruas Completas”, que tem o objetivo de mudar o paradigma de desenho viário ainda praticado no Brasil, que privilegia os veículos motorizados e não as pessoas.

A rua Marechal Deodoro recebeu modificações temporárias atendendo ao conceito de urbanismo mais democrático, integrado e seguro. Foto: Rafaela Frutuoso

No final de 2017, a Prefeitura, através da Settra, firmou convênio com a UFJF, a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e a organização não governamental (ONG) WRI Brasil para o desenvolvimento de políticas de mobilidade urbana. Com este acordo de cooperação entre as instituições, foi possível a criação da disciplina de extensão “Projeto e Mobilidade Urbana” no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF.

Juiz de Fora é a única cidade mineira que integra a Rede, que conta com dez municípios brasileiros, dos quais, sete são capitais.

 

 

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.