Pré-carnaval de JF abre programação com matinês e blocos de rua

Nove eventos gratuitos estão na programação do primeiro fim de semana do pré-carnaval de Juiz de Fora. A abertura oficial da folia acontecerá neste sábado, 16, às 16 horas, com o “Bailinho do Museu Ferroviário”. Até domingo estão programados cinco blocos e duas tardes de atrações diversificadas no Shopping Jardim Norte, além da apresentação da Escola de Samba Vale do Paraibuna.

Chegando à terceira edição, a matinê do Museu Ferroviário já é um dos eventos mais esperados pelos pequenos foliões. “Percebemos a existência de um público que aguarda o bailinho o ano inteiro”, comentou o diretor da instituição, Luiz Fernando Priamo. Ele garantiu que os foliões não ficarão decepcionados com a programação 2019, que inclui o Palhaço Rosquinha e o grupo Batuquedelas, responsável pela trilha sonora da festa. Haverá ainda estação de purpurina e estande para customização de máscaras da capivara “Jennifer”, a mascote do Carnaval 2019 em Juiz de Fora. Para os “mais crescidos” haverá venda de cerveja artesanal (sempre valendo a lembrança: “se beber, não dirija”) e porções: “Será uma tarde divertida para crianças e pais.” O acesso será pela Avenida Brasil, 2.001 – Centro, com estacionamento gratuito.

No Shopping Jardim Norte acontecerá, ainda neste sábado, a partir do meio-dia, e no domingo, às 13 horas, o “Esquenta Folia”, com shows de repertório eclético, do eletropop ao rock, além de músicas do carnaval de todos os tempos.

Também no domingo, e também a partir das 13 horas, o Bloco da Imprensa se reúne na Rua Espírito Santo, no Centro, para cantar o enredo “Tudo Acontece em Juiz de Fora”. E a partir das 14 horas, o Bloco Arteria estará na Praça do Bom Pastor, com a proposta de promover o tradicional carnaval de rua, para todos os públicos: crianças, jovens e adultos. Rainha de bateria, mestre-sala, porta-bandeira e 30 ritmistas da Ritmo Quente farão o carnaval da Escola de Samba Vale do Paraibuna, a partir das 14 horas, na Rua Domingos Dalamura, Bairro Santo Antônio. Sambas antigos da escola e sucessos nacionais serão cantados pelo intérprete João Kleber e os convidados Zezé do Pandeiro, Hamilton Jacaré e Ângela.

Em sua terceira edição, o Súbita ocupará o Parque Halfeld, a partir das 15 horas, ao som de DJs. Conforme Cléber Antunes, um dos organizadores, a ideia é brincar sem interferência de música comercial: “Queremos colocar pessoas em contato com elas mesmas e com o que não conhecem em termo de cultura musical. Também temos uma forte bandeira de inclusão e defendemos a ressignificação do espaço público. Queremos atrair pessoas de todas as idades; e podem trazer os cachorros também”.

Já o grupo Batuquedelas propõe uma tarde carnavalesca para toda a família, na Praça Agassis, no Bairro Mariano Procópio. A programação começará ao meio-dia, e estão previstas atrações como DJ Acósmica e Estação do Samba. Formado só por mulheres, o Batuquedelas deverá se apresentar por volta de 15 horas. Estação kids, food trucks e adereços vão incrementar a estrutura oferecida aos foliões.

Levantando a bandeira do respeito à diversidade, o Makoombloco homenageará a primeira travesti negra e artista do Brasil: Madame Satã. O bloco se apresentará a partir das 16 horas, na Praça Antônio Carlos, no Centro. Estão confirmados os DJs Acosmica, Ocrioulo, Crraudio e Everton Beatmaker, além de Dona Chapa (apresentação), Shaira Badaret (performance), Iago Martins (pocket show) e House Of Makoomba (performance).

Confira, em anexo, a programação oficial do Carnaval 2019.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.