Prefeitura promove capacitação sobre a importância da notificação de doenças para garantir a saúde da população

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) vai promover uma capacitação com profissionais da saúde da rede SUS e da rede privada de Juiz de Fora sobre a importância da notificação de agravos e doenças de notificação compulsória. Na terça-feira, 12, às 14h, no auditório da SSVS, acontece o primeiro encontro direcionado aos administradores e diretores das unidades de saúde do município.

A intenção, segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida, é sensibilizar os presentes sobre a importância das notificações. É a partir delas que medidas de saúde são adotadas com o intuito de proteger a população. Neste primeiro encontro, os diretores vão indicar os profissionais de cada unidade que vão passar pela capacitação que acontecerá no dia 19 de fevereiro.

O encontro conta com o apoio dos departamentos de Vigilância da Saúde do Trabalhador (DVISAT), de Vigilância Epidemiológico e Ambiental (DVEA), de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais (DDST) e de Vigilância Sanitária (DVISA).

O que é doença de notificação obrigatória ou compulsória?

Uma doença de notificação obrigatória ou doença de notificação compulsória é qualquer doença que a lei exija que seja comunicada às autoridades de saúde pública. Os dados permitem monitorizar a doença e permitem antever possíveis surtos.

O principal motivo da notificação é fornecer para os órgãos competentes informações de doenças/agravos/eventos que são transmissíveis, apresentam letalidade ou outro tipo de impacto na saúde. A partir disso, poderão ser tomadas medidas de promoção, proteção e controle. Vale ressaltar que, na maior parte dos casos, a doença não precisa ser confirmada para que seja realizada o registro. Caso não sejam notificados os casos suspeitos, pode-se perder ou comprometer a oportunidade de intervir de forma oportuna, eficaz e eficiente na disseminação da doença.

 

Fonte: PJF

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente



Digite a palavra e tecle Enter.