Projeto Visita ao Campus retoma atividades em março

Com a proximidade do retorno às aulas, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se prepara não apenas para receber os novos calouros, mas também os estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental de Juiz de Fora e região para as atividades do programa Visita ao Campus. Previsto para retomar as atividades em 23 de março, o projeto da Diretoria de Imagem Institucional busca estreitar o contato da Instituição com os alunos que começam a se preparar para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) ou para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mais do que apresentar e trazer visibilidade para a UFJF, o programa consiste em desvendar os mitos dos 93 cursos disponibilizados pela Instituição, dividindo-os em nove rotas diferentes. Nesta perspectiva, a ideia é mostrar o perfil dos profissionais de cada graduação, proporcionar contato com professores, técnico-administrativos em educação (TAEs) e, principalmente, alunos que possam falar sobre as suas experiências e ter contato mais direto com os futuros estudantes da Universidade.

“Neste ano, queremos acrescentar nas rotas da visita guiada os projetos de extensão, os programas de treinamento profissionais, os laboratórios e todas as atividades que dão a oportunidade de o candidato conhecer as potencialidades daquela profissão”, ressalta a coordenadora da equipe de Cerimonial da UFJF, Ana Paula Dutra.

Ana acredita que este contato do aluno secundarista, ou que está finalizando o ensino fundamental, com graduandos e professores é o momento adequado para que tenha familiaridade com a graduação. “É fundamental mostrar ao aluno que ele não terá apenas proximidade com a teoria, mas com a forma prática que ela é aplicada no cotidiano e nas pesquisas. Todas essas atividades extracurriculares enriquecem a formação e dão a oportunidade do aluno atuar como um profissional diferenciado”.

 

Acolhimento universitário

Tendo em vista um melhor acolhimento dos possíveis calouros da UFJF, o programa pretende apresentar para este aluno os projetos e atividades extracurriculares da Universidade. Ana Paula destaca a importância da colaboração dos professores, TAEs e universitários para que demonstrem interesse em apresentar seus projetos e dinâmicas.

“O que a gente chama a atenção é que para possibilitar a visitação desses alunos, nós precisamos do apoio de todos os profissionais e estudantes da UFJF. Esperamos que possam nos procurar ou nos dar retornos sobre a viabilidade de fazer a visitação nesses projetos que enriquecem o nosso ensino de qualidade. Por isso, estamos divulgando durante o mês de fevereiro a nossa proposta e pedindo para que as pessoas nos ajudem a recepcionar os estudantes. A rota dura em torno de 30 minutos, então a gente não ocupa muito tempo”, explica.

Ana Paula destaca que a participação discente é fundamental na contribuição de um maior acolhimento com os futuros candidatos.“O graduando é peça chave. Muitos deles conheceram a UFJF por meio do nosso programa de visitação guiada e hoje nos ajudam a receber os possíveis calouros. Outros ficam interessados em receber os alunos que vêm da mesma escola que ele ou ela estudou anteriormente. É uma troca recíproca. É uma forma daquele estudante que tem interesse em se tornar parte da UFJF ter como exemplo alguém que já passou por situações parecidas. Acredito verdadeiramente que a Visita ao Campus é uma possibilidade de ampliar horizontes.”

 

Agende sua visita

A Diretoria de Imagem Institucional possui um cadastro das escolas do município e da região que demonstraram interesse em fazer parte da Visita ao Campus. Para elas já foram enviados convite de agendamento de novas visitas e escolha de rotas que gostariam de apresentar aos seus alunos. Por mais que a demanda seja intensa, a UFJF pretende ampliar e atender a todos os interessados, visando mesclar as áreas de conhecimento para que os estudantes tenham contato com todas as possibilidades ofertadas pela Universidade. “O nosso principal objetivo para 2019 é que exista maior participação das unidades acadêmicas e administrativas para que possam acolher esses alunos e apoiar essas iniciativas.Afinal, uma das funções da UFJF é demonstrar que ela é aberta e feita para todos”, reitera Ana Paula.

Durante as visitas guiadas, além da apresentação dos espaços e rotinas universitárias, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a Instituição e as formas de ingresso, principalmente o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). “No Brasil, nós somos uma das poucas universidades que dedicam 50% das vagas ao processo de ingresso seriado. É uma possibilidade a mais de tentar uma vaga, além de ser um preparatório para outros concursos.”

 

O programa

O Programa de Visitas é realizado pela Diretoria de Imagem Institucional ao longo de todo o ano, com o objetivo de apresentar a UFJF aos estudantes dos ensinos fundamental e médio das redes pública e privada. Desde 2013 o projeto mantém o formato atual: cada visita tem roteiro próprio, escolhido pela UFJF em conjunto com a instituição visitante.

As visitas devem ser agendadas e são realizadas entre quarta e sexta-feira. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a Universidade pelo e-mail: visitas@comunicacao.ufjf.br.

Fonte: Assessoria

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente



Digite a palavra e tecle Enter.