Cresça e permaneça com Planejamento Empresarial – 2ª parte

Na coluna anterior, falamos da importância do planejamento empresarial. Traremos hoje algumas ferramentas muito úteis para que isso seja realizado.
Tire algumas horas do dia, e analise cada passo que segue:

1º – defina o objetivo. Claro e mensurável. Por exemplo, baseie-se nos números do mesmo período do ano passado e estabeleça a partir daí. Vendeu X no ano passado, estabeleça 20% acima.

 

2º – treine a sua equipe, ela deve saber preço de tudo. Saber o papel de cada um. Saber o que tem no estoque. Saber muito sobre o produto. A equipe deve estar atenta a cada cliente.

 

3º – prepare seu estoque. Tudo deve estar na loja pronto para o uso imediato. Cuidado com caixas vazias no estoque para evitar perdas e a noção falsa de estoque cheio, ou seja, cuidado para “achar” que tem estoque.

 

4º – antecipe feriados, datas especiais. Atenção para folgas de funcionários, peças de marketing e estoque nesses dias. Evite correria e tenha uma operação que seja focada no cliente.

 

5º – estabeleça o orçamento para as ações.

 

6º – escreva tudo isso. Tenha um caderno com todas as ideias sobre o seu negócio e uma parte específica para planos de como vender mais. Releia e perceba falhas ou algum funil que pode atrapalhar. Mantenha esse caderno com você.

 

7º passo – acompanhe o progresso de vendas, DRE, feedback de clientes, e assim, você terá base para outros anos.

 

Falaremos mais na 3ª parte desta coluna! Sucesso e até breve!


 Rogério Paschoalino.JPG

Rogério Paschoalino, Administrador, MBA em Administração Estratégica, Consultor de Empresas e Diretor do Conselho Jovem da Associação Comercial e Industrial de Juiz de Fora.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.