Leopoldina registra primeiro óbito por febre amarela em humano

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro óbito por febre amarela em humano no município de Leopoldina nessa quarta-feira, 18. Trata-se de um homem de 42 anos de idade que estava internado na Casa de Caridade Leopoldinense e faleceu há três semanas.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, logo após receber a notícia , a secretária municipal de saúde, Lucia Gama, comunicou o fato ao prefeito, José Roberto de Oliveira, e o mesmo autorizou todas as medidas necessárias para o pleno e efetivo enfrentamento da situação.

A secretária e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Emilia Teixeira Guimaraes, convocaram representantes de todas as unidades de saúde do município e do programa de combate a endemias para uma reunião visando a elaboração das ações a serem implementadas.

O Setor de Epidemiologia informou que não tem certeza de que o caso foi contraído no município, uma vez que a vítima do óbito viajava com frequência.

Ainda segundo a assessoria, o Ministério da Saúde sugere o diâmetro de 1 km da localidade do óbito para varredura e vacinação casa a casa. Também foi decidido para os primeiros dias que após a conclusão dessa primeira ação, será realizado o avanço do diâmetro para 2 km do domicílio onde ocorreu o óbito, visando uma maior efetividade na ação de bloqueio.

De acordo com a assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde não informou a região do óbito para varredura e vacinação casa a casa.
Morte de paciente na Casa de Caridade
Em janeiro deste ano, um homem de 49 anos morreu com suspeita de febre amarela na Casa de Caridade Leopoldinense. O paciente residia em Santo Antônio do Aventureiro e havia sido transferido do Hospital São Salvador, em Além Paraíba, para o hospital em Leopoldina com a suspeita da doença.

A Prefeitura de Santo Antônio do Aventureiro recebeu o laudo que confirmou o óbito por febre amarela no dia 31 do mesmo mês. O óbito foi registrado no dia 22 de janeiro, em Leopoldina, onde ele estava internado.

Fonte: O Vigilante Online




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.