O Projeto “Bem Comum”, da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Saúde (SS), e o Shopping Alameda, situado na Rua Morais e Castro, nº 300, no Alto dos Passos, zona Sul, promoverão, entre os próximos dias 23 e 28, campanha de vacinação contra a febre amarela. O objetivo é imunizar quem ainda não tomou nenhuma dose da vacina. De 23 a 27, a equipe estará no corredor principal do shopping, das 13h30 às 19h30, e no sábado, 28, das 13h às 18h.
Parcerias
A ação dá continuidade a uma série de parcerias que oferecem a vacinação em diversos pontos da cidade. As ações realizadas em março, em parceria com o Shopping Jardim Norte, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Igreja São José, através da “Missa do Impossível”, resultaram em mais de 450 doses de vacinas aplicadas. A gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Michele Freitas, afirma que essas iniciativas são muito importantes para o aumento da cobertura vacinal e fornecem oportunidade de imunização para as pessoas que ainda não tomaram a dose. “Essas ações colaboram para facilitar o acesso à dose, já que os locais são estrategicamente escolhidos, com base no número de pessoas que circulam diariamente”, afirma.
Os interessados deverão apresentar o cartão vacinal para a conferência da dose. Poderão receber a vacina todos aqueles com idade a partir de nove meses, que nunca foram imunizados contra a doença e que não tenham nenhuma das contraindicações abaixo. Grávidas e idosos com mais de 60 anos serão avaliados no local, pela equipe de saúde. Uma dose da vacina protege contra a doença por toda a vida.
NÃO PODEM tomar a vacina:
– Pessoas com alergia grave a ovo
– Transplantados
– Pessoas que fazem tratamento com corticóides em doses imunossupressoras
– Pessoas submetidas a tratamento com imunossupressores
– Pessoas que já tomaram a vacina anteriormente
– Pessoas com histórico de doenças do timo (glândula temporária que faz parte do sistema imunológico)
– Pessoas com doenças hematológicas e neoplásicas
– Portadoras de doenças autoimunes
– Pessoas com lúpus (doença crônica autoimune)
– Nos casos de doenças agudas febris, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro
Só devem tomar vacina com orientação médica:
– Pessoas em tratamento com radioterapia/quimioterapia. Após o tratamento, esperar três meses para se vacinar
– Portadores de HIV/Aids.