O Tribunal Regional da 3° Região (TRF 3) já recebeu a quantia para pagar os atrasados de até 60 salários mínimos neste mês. Os segurados que venceram as ações de revisão ou concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Justiça e tiveram o pagamento do atrasado liberado em agosto vão receber os valores até o final da próxima semana.
Serão pagas as chamas Requisições de Pequeno Valor (RPVs), que são atrasados de até R$56.220 neste ano. O Tribunal confirmou que já começou a distribuir os recursos e prevê que todos os depósitos nas contas judiciais sejam concluídos ate o final deste mês. Depois dessa etapa, o segurado poderá consultar o site do TRF 3 (www.trf3.jus.br), onde a grana poderá ser sacada, na Caixa ou no Banco do Brasil.
Ao fazer a consulta, o segurado deve conferir o mês e o ano da proposta ou da data de protocolo da requisição de pagamento. Se aparecer “9/2017” no primeiro campo e uma data de 1° a 31 de agosto no segundo, a grana será paga até o final de setembro.
O Conselho da Justiça Federal (CJF), que é o responsável pelo repasse do dinheiro dos atrasados aos TRFs, não confirmou que o dinheiro foi liberado e nem informou quantos segurados serão beneficiados neste lote.
Só está apto a receber o dinheiro do atrasado o segurado que tem uma ação totalmente concluída, após o chamado “trânsito em julgado”. Se o pagamento foi liberado pelo juiz após o dia 1° de julho deste ano e for maior do que R$56.220, a grana só será paga em 2019.