Inscrições para o Pism começam nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 4, às 15h, começam as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), nos módulos I (triênio 2017-2019), II (triênio 2016-2018) e III (triênio 2015-2017). O edital foi lançado na sexta-feira, 1º, e os interessados em participar do processo deverão ficar atentos ao prazo, que termina às 19h do dia 29 de setembro.

As inscrições serão realizadas somente pela internet, por meio do site da Comissão de Processos Seletivos (Copese), no endereço www.ufjf.br/copese. A taxa é de R$110 e o pagamento da guia deve ser feito até as 20h do último dia de inscrição.

No módulo III do Processo serão ofertadas 2.323 para ingresso em 2018. As oportunidades são distribuídas em 72 cursos, sendo 1.908 vagas em 62 cursos no campus Juiz de Fora e 415 vagas em dez cursos no campus de Governador Valadares.

 

Alterações no edital

Antes da nova regulamentação, 70% das vagas do Módulo III eram destinadas para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, os 30% restantes, aos alunos que fizeram o Pism. Nesta edição, para os ingressos no primeiro e segundo semestres, a relação será de 50% para cada uma das formas de ingresso.

Outra novidade do edital 2018 do Pism é a inclusão de pessoas com deficiência, com reserva de vagas no Módulo III, dentro das cotas já previstas para estudantes de escolas públicas, que correspondem à 50% do total de oportunidades. O restante é destinado à ampla concorrência.

De acordo com o novo edital, a distribuição das cotas segue uma nova formulação, a saber:

– Grupo A: candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
– Grupo A1: destinado à pessoas com deficiência que se encaixam nas mesmas condições especificadas no Grupo A.
– Grupo B: candidatos com renda familiar igual ou inferior 1,5 salário mínimo, não optantes pela cota racial.
– Grupo B1: pessoas com deficiência, não optantes pela cota racial e com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
– Grupo C: ampla concorrência (pessoas que se inscreveram independente da declaração de escola, cor, renda origem racial e deficiência).
– Grupo D: pessoas que se declarem pretas pardas ou indígenas, independente da renda.
– Grupo D1: destinada à candidatos que optem pela cota racial, que tem alguma deficiência, mas que não comprovam renda máxima.
– Grupo E: para pessoas que estudaram em escolas públicas, mas não optaram por cotas raciais, nem determinaram renda máxima.
– Grupo E1: mantém as mesmas características do Grupo E, porém é destinado as pessoas com deficiência.
– Grupo F: criado pela instituição para destinar vagas à candidatos surdos, exclusivamente para o curso de Letras-Libras.

O edital do Pism 2018, prevê, ainda, o uso do nome social para candidatos travestis e transexuais. Para tanto, será preciso solicitar atendimento por meio de formulário disponibilizado no site da Copese, no mesmo dia do início das inscrições do Processo. Os documentos, devidamente preenchidos, podem ser enviados pelos correios ou entregues pessoalmente, nas centrais de atendimentos dos respectivos campi.

ATENÇÃO REDOBRADA

A pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, ressalta que o candidato deve estar atento na hora de preencher os dados no site. “A maior parte dos erros que nós percebemos no último processo foi de pessoas que se candidataram em grupo errado. Quando o candidato vai se tornar ingressante, percebe que se candidatou no grupo errado. Neste caso, no momento de se matricular na instituição, pode dar indeferido”, ressalta.

De acordo com a pró-reitora, a documentação é outro fator ao qual os candidatos devem ficar atentos. “Todos os documentos devem ser entregues no ato da matrícula. A mesma acontece em dois momentos: online e presencial”, explica. Maria Carmem ainda ressalta que o acompanhamento da situação de todo o processo deve ser um compromisso do candidato. “A UFJF não envia e-mail para os candidatos informando sobre a situação no Pism. Ele deve estar atento ao site da instituição”, esclarece.

Por fim, a pró-reitora reforça que os candidatos que precisam de atendimentos especiais devem fazer a solicitação no ato da inscrição.

O edital completo pode ser conferido no site da Copese.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.