Como se preparar para as questões de informática nos concursos

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Mais uma vez aproveitando a proximidade do concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o professor Paula França, que atua há 15 anos como professor para concursos públicos, dá algumas dicas que vão ajudar os concurseiros a se preparar melhor para as questões de informática. França destaca a importância de se estudar o Editor de Textos LibreOffice Writer, tópico que faz parte do edital do certame.

O professor ressalta que a prova de informática tem eliminado muitos candidatos nos últimos anos, uma vez que “apresenta o que aluno conhece, mas com uma abordagem que ele não está acostumado a executar, então todo cuidado é pouco”. Ele destaca, ainda, que a organizadora Consulplan, com muita frequência, aplica o editor de textos Writer nos concursos que organiza.

Portanto, serão apresentados, abaixo, o ambiente inicial da ferramenta e sua lista de botões, com as respectivas funcionalidades que podem ser abordadas na prova.

 

LIBREOFFICE WRITER

O editor de textos possui recursos básicos e avançados relacionados a editoração no ambiente.

 

AMBIENTE DO PROGRAMA

1. Barra de Título
2. Caixa de Controle
3. Barra de Menus
4. Barra de Ferramentas (Padrão e formatação)
5. Barra de Status
6. Barra Lateral

 

BARRA DE FERRAMENTAS

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1. NOVO: cria um no arquivo do Writer. Também acessa funcionalidades para criar novos arquivos do Calc, Impress, Base e Draw.
2. ABRIR: abre o arquivo selecionado.
3. SALVAR: salva o arquivo ativo.
4. EXPORTAR DIRETAMENTE COMO PDF: salva o arquivo atual no formato PDF.
5. IMPRIMIR: imprime o arquivo.
6. VISUALIZAR IMPRESSÃO: visualiza a pagina do documento antes da impressão.
7. RECORTAR: desloca o conteúdo selecionado para área de transferência.
8. COPIAR: copia o conteúdo selecionado para área de transferência.
9. COLAR: insere um trecho anteriormente recortado ou copia no ponto de inserção.
10. CLONAR FORMATAÇÃO: copia formatos de um trecho e os aplica em outro.
11. DESFAZER: reverte o último comando ou a última entrada digitada.
12. REFAZER: reverte a ação do último comando Desfazer.
13. VERIFICAÇÃO ORTOGRAFICA: verifica ortografia do planilha ativa.
14. LOCALIZAR E SUBSTITUIR: procura ou substitui textos ou formatos no documento atual.
15. CARACTERES NÃO IMPRIMIVEIS: mostra ou oculta caracteres não imprimíveis do documento.
16. INSERIR TABELA: insere uma tabela com colunas e linhas indicadas pelo usuário.
17. FIGURA: Permite ao usuário inserir imagens na planilha.
18. GRÁFICO: Insere um gráfico com formatos e dados indicados pelo usuário.
19. CAIXA DE TEXTO: adiciona uma caixa de texto no documento.
20. INSERIR QUEBRA DE PÁGINA: insere uma quebra de página do ponto ativo do cursor.
21. INSERIR CAMPO: insere campos como data, hora, número de página e total de páginas no documento.
22. CARACTERE ESPECIAL: insere caracteres especiais no documento ativo.
23. INSERIR NOTA DE RODAPÉ: insere uma nota de rodapé apenas na página atual.
24. HIPERLINK: insere ligações no arquivo, entre arquivos e até páginas na Internet.
25. ANOTAÇÃO: permite ao usuário inserir um comentário relativo uma parte do texto, esta anotação é visualizada em um painel à direita do documento.
26. FORMAS SIMPLES: permite inserir figuras geométricas no documento.
27. MOSTRAR FUNÇÕES DE DESENHO: exibe a barra de ferramentas para desenhos.
28. APLICAR ESTILOS: aplica estilos prontos ao documento.
29. NOME DA FONTE: especifica a fonte a ser utilizada.
30. TAMANHO DA FONTE: define o tamanho da fonte.
31. NEGRITO: atribui o estilo de negrito aos dados selecionados.
32. ITALICO: atribui o estilo de itálico aos dados selecionados.
33. SUBLINHADO: sublinha os dados selecionados.
34. TACHADO: concurso.
35. SOBRESCRITO: aplica efeito de sobrescrito ao texto selecionado: 42
36. SUBSCRITO: aplica efeito de subscrito ao texto selecionado: 42
37. SOMBRA: aplica efeito de sombra ao texto selecionado.
38. COR DA FONTE: seleciona a cor da fonte do texto.
39. REALÇAR: aplica realce a uma parte do texto.
40. ALINHAR A ESQUERDA: alinha o parágrafo com a margem esquerda do texto.
41. CENTRALIZAR: centraliza o texto selecionado.
42. ALINHAR A DIREITA: alinha o parágrafo com a margem direita da página.
43. JUSTIFICAR: alinha o parágrafo observando as margens direita e esquerda.
44. ENTRELINHAS: define o espaçamento entre linhas como simples, 1,5, duplo, proporcional, no mínimo, entrelinha e fixo.
45. ATIVAR/DESATIVAR MARCADORES: aplica marcadores ao parágrafo atual.
46. ATIVAR/DESATIVAR NUMERAÇÃO: aplica numeração ao parágrafo atual.
47. AUMENTAR RECUO: aumenta o recuo à esquerda do parágrafo.
48. DIMINUIR RECUO: diminui recuo à esquerda do parágrafo.

Colaboração Paula França, professor de Informática do Ponto dos Concursos On line, em Brasília.




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