Vivemos o mundo das informações. E que excesso de informações. Basta acionar a internet e logo vem a resposta a nossos questionamentos. Não há pergunta que fique sem resposta na pesquisa virtual. Isso dá às pessoas a impressão de não há necessidade de consultar o médico, o advogado, o psicólogo, o contador e tantos outros profissionais, porque o Google responde tudo.
Não há dúvidas de que o acesso às informações através da internet é muito importante e representa grande conquista do mundo moderno. Nem se pode negar que existem muitas matérias bem escritas e produtivas, assim como muito coisa inútil. Mas não se pode, de modo algum, buscar substituir as informações, os modelos, as receitas da internet pela consulta ao profissional especializado.
Não se pode confundir informação com formação ou conhecimento. Conhecimento é muito mais que informação. Não se pode achar que alguém que tenha um HD de conteúdo de informações no seu cérebro e só por isso tenha conhecimento. Na verdade a informação é um subsídio para o profissional aplicar o seu conhecimento.
O conhecimento nasce da informação, mas se consolida com a experiência, com a prática, com a reflexão, com a análise meticulosa do caso concreto. Só o profissional especializado sabe adequar uma informação teórica às particularidades do caso concreto. Conhecimento exige mais que informação. Exige investigação. É preciso aprofundar nos estudos de cada situação para realmente formar uma convicção sobre o assunto.
A gente se surpreende, a cada momento, quando vê a evolução tecnológica e os avanços da ciência. Isso só foi possível porque outras pessoas, antes de nós, aprofundaram-se nas pesquisas, nas experiências, até formar as conclusões e gerar as respostas que hoje tanto ajudam o homem no mundo moderno. Por isso, não despreze a informação profissional do seu médico, do seu advogado, do seu psicólogo, de seu contador e tantos outros profissionais. Não as substitua por simples pesquisa na internet. E você, profissional dedicado, nesse mundo das informações, você também tem o dever de lutar pela sua excelência, que somente será conquistada através de muito estudo, muita investigação, muita reflexão, muita pesquisa. Acima de tudo, muito comprometimento.