Uma de cada sete brasileiras com planos de viajar irá embarcar sozinha. Para não passar problemas na sua viagem desacompanhada, nestas próximas trazemos dicas para antes, durante e depois do embarque.

ANTES DE VIAGEM

Roteiro:

Não é necessário planejar cada aspecto da viagem com antecedência, mas se recomenda montar um itinerário e deixar a programação com algum familiar ou amigo, de preferência que fale inglês, para você ser localizada se necessário. Prefira chegar ao destino de dia, em situação mais segura para o caso de se perder e com mais pessoas na rua para pedir informações.

Hospedagem:

Para economizar tempo e fazer a escolha mais apropriada, pesquise antes e já vá com a hospedagem reservada. Dê preferência para bairros seguros, bem atendidos por transporte público e próximos dos locais que você pretende visitar. Sobre os tipos de acomodação, os hotéis costumam sair caro para quem se hospeda sozinho (embora possam compensar em localização e conforto), e os resorts são mais freqüentados por casais e famílias. Pensados para quem viaja desacompanhado, os hostels pratica diárias econômicas, são propícios para conhecer pessoas e, cada vez mais, têm quartos compartilhados exclusivos para mulheres, o que pode evitar alguns desconfortos. Procure fazer viagens em grupos com o mesmo perfil, isso ajuda a ter companhia em passeios e sempre acabam formando amizades boas para as próximas viagens e não se esqueçam procure uma consultoria de uma agência de viagens, é sempre uma segurança a mais.

Bagagem:

Lembre-se de que você terá de monitorar sua bagagem, carregá-la sozinha (inclusive quando for ao banheiro) e, muitas vezes precisará de uma das mãos livre – para o celular, os documentos … ou seja: uma mala não muito pesada e uma prática mochila nas costas são um bom limite. Ao selecionar os pertences, opte pelos mais práticos e que combinem com os costumes locais (minissaias passam despercebidas na Alemanha, mas nem um pouco nos países árabes). Como mulheres são alvos preferenciais de furtos, distribua seus meios de pagamento (cartão de crédito, dinheiro) por lugares diferentes da carteira, da mala e dos bolsos frontais da calça.

Obs.: Próximo domingo continuamos com as dicas para mulheres que pretendem viajar sozinhas com os cuidados “Durante a Viagem”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.