Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), entre os dias 30 de janeiro e 18 de fevereiro, Juiz de Fora celebrou a festa do povo. O Carnaval 2026 movimentou blocos no centro e nos bairros, shows nas praças da Estação e Tarcísio Delgado, além dos desfiles de escolas de samba, confirmando o propósito de levar a alegria para todos. O planejamento, a organização e a operacionalização articulada entre a Prefeitura e as forças de segurança fizeram deste o Carnaval da paz. Nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada durante os festejos.
A Guarda Municipal esteve presente em mais de 40 eventos diferentes no período, além de atuação intensificada na passarela do samba, nos dois dias de desfiles. As equipes reforçaram a proteção preventiva aos foliões, apoiaram servidores da administração municipal no exercício de suas funções e contribuíram para a organização do trânsito. O Sistema Integrado de videomonitoramento, instalado no Centro de Monitoramento e Operações (CMO), no bairro São Mateus, teve importância estratégica.
Os guardas municipais passaram por capacitação, direcionando atenção especial a situações de violência contra a mulher https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=88365. As guarnições foram montadas de modo a ter uma integrante do sexo feminino, em cada, assegurando o atendimento à demanda.
Todo o empenho de segurança aos eventos foi antecedido de reuniões de planejamento. Também participaram da organização e alinhamento da estratégia as secretarias de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp), Mobilidade Urbana (SMU), Turismo (Setur), a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros Militar.
Essa ação da Prefeitura integra o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (#ODS16) – Paz, Justiça e Instituições Eficazes