Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no próximo sábado (15), começa a programação de blocos do carnaval de Juiz de Fora. No Centro, os cortejos se concentraram em dois percursos: o Circuito Roza-Estação, que sai do Viaduto Roza Cabinda e segue pela Avenida Francisco Bernardino até a Praça da Estação; e o Circuito Parque-Estação, do Parque Halfeld até a mesma praça, descendo o Calçadão da Rua Halfeld.
Para oferecer mais conforto à população e auxiliar na divulgação de políticas públicas, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) terá um ponto de apoio na dispersão dos blocos na Praça da Estação. O espaço terá servidores das secretarias especiais de Direitos Humanos (SEDH), Igualdade Racial (SEIR), e da Mulher (SEM), que irão auxiliar a população para as devidas providências em casos de violação de direitos.
As barracas devidamente sinalizadas terão também um ponto de hidratação. Haverá, ainda, distribuição de materiais informativos, leques e preservativos. A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a Guarda Municipal e os servidores do Departamento de DST/AIDS da Secretaria de Saúde são parceiros da iniciativa.
Nesta quarta-feira (12), a equipe que ocupará o ponto de apoio nos mais de 20 blocos da área central recebeu orientações do assessor da SEDH, Daniel Tury. Foram discutidas a atuação junto ao acolhimento em situações dos diversos tipos de violências. “Trata-se de um apoio imediato às pessoas que forem vítimas de crimes. Alguns casos são subnotificados e tratados como inexistentes porque não são denunciados. Por exemplo, uma mulher vítima de violência, ao denunciar, pode ser revitimizada e nosso papel é acolher e orientar para que o caso seja tratado pelas autoridades competentes com a formalização do boletim de ocorrência com o registro fiel dos fatos”, destacou.
Tury destacou, ainda, as normas jurídicas que tratam como crime inafiançável, casos de injúria englobando raça, cor, etnia, procedência nacional, transfobia e homofobia.
Confira a programação dos blocos da cidade e prepare-se para a festa!
Telefones úteis:
Casa da Mulher – 3690-7292
Conselho Tutelar Centro-Sudeste – 3690-8533 / 98838-3193
Polícia Militar – 190
Bombeiros – 193
Samu – 192