Mais de 800 doses são aplicadas em três edições do dia D de vacinação contra dengue

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, promovida pela Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) segue em andamento, com a realização de edições do dia D aos sábados e oferta do imunizante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a semana.

As três edições do Dia D de vacinação contra a dengue já realizadas somaram 828 doses aplicadas. A próxima e última edição do dia D ocorrerá no sábado, 15 de fevereiro, nos seguintes locais:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS): das 8h às 11h.
  • Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA): das 9h às 13h.

Além da vacina contra a dengue, a população geral poderá aproveitar o Dia D para atualizar o cartão de vacinação com outros imunizantes de rotina. A vacina contra a dengue também está disponível de segunda a sexta-feira em todas as UBSs do município, a partir das 9h.

Sobre a vacina

A vacina contra a Dengue é a Qdenga, um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nos casos de infecção pela dengue. O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias, ou 3 meses, entre cada uma.Quem já teve dengue também deve se vacinar para evitar novas infecções ou, em caso de contágio, sintomas mais leves. Além disso, nessas pessoas é esperada uma resposta melhor ao imunizante. A recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.