Guarda Municipal realiza trabalho preventivo em feiras livres

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), entre as diversas áreas cobertas pelo trabalho de proteção preventiva da Guarda Municipal (GM), a presença em apoio a todas as feiras livres realizadas no município é destaque na rotina. Além das feiras, que acontecem nos bairros, as equipes atendem também as feiras noturnas realizadas na Praça Antônio Carlos e na Praça da Estação, às quartas e sextas-feiras, bem como a feira da Avenida Brasil, aos domingos. A atividade contabiliza uma média de 30 empenhos por mês, praticamente uma feira é atendida por dia, durante o ano todo. Em 2023, foram registrados 361 empenhos de apoio às feiras no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, (Sinesp-CAD).

 

O trabalho consiste em contribuir com um ambiente de tranquilidade para feirantes e consumidores por meio da atuação comunitária. Durante a permanência nos locais de comércio popular de alimentos, os integrantes da Guarda estabelecem contato com os coordenadores das feiras, se colocando à disposição para os casos de necessidade. Eles também interagem com os comerciantes e com a comunidade atendida para a consolidação de uma relação de parceria e prevenção.

 

A equipe de motopatrulhamento é a responsável pelo empenho nos bairros Mariano Procópio, São Mateus, Manoel Honório, Alto dos Passos, Bandeirantes, Jóquei II, Bairro de Lourdes, Monte Castelo, Grambery e Francisco Bernardino. As feiras de Benfica, Santa Luzia e do Centro são cobertas pela equipe de rondas motorizadas preventivas.

 

Inserida dentro da estratégia operacional do projeto “Guarda Presente”, o objetivo da ação é levar a Guarda para mais próximo da população, monitorando as condições de segurança no espaço público e efetivando a função de proteger o cidadão em áreas com grande circulação de pessoas como escolas, unidades de saúde e espaços públicos municipais.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.