Oficinas gratuitas de gravura e impressão estão com inscrições abertas no CCBM

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), os artistas Marize Moreno, Ricardo Cristofaro e Andréa Coutinho estão à frente de três oficinas de gravura e impressão que serão ministradas gratuitamente no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), por meio do Projeto Oficinas de Gravura e Impressão: reativação do Ateliê Adriana Pereira. Ao todo, são disponibilizadas 45 vagas. As inscrições já estão abertas e devem ser formalizadas até o dia 16, terça-feira, pelo Instagram.

Com patrocínio do Edital Murilão, ligado ao Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o projeto marca a retomada da estrutura do Ateliê Adriana Pereira, instalado no CCBM, que contribuiu para a formação de inúmeros artistas plásticos na cidade. Para participar das oficinas, não é necessário ter experiência na área, e todos os materiais necessários serão fornecidos no local. As aulas terão início no dia 26 de março, e a duração das oficinas é de 12 encontros.

– Oficina de Gravura em Metal

Mentor: Ricardo Cristofaro

Ementa: Propõe o estudo dos fundamentos da linguagem da gravura em metal e a produção de trabalhos práticos com expressão e conhecimento da técnica.

Número de vagas: 15

Público-alvo: Geral, acima de 18 anos

Aulas: Terças-feiras, das 17h às 20h

– Oficina Estamparia Manual em Tecido

Mentora: Andréa Coutinho

Ementa: Criação e produção de carimbos para o desenvolvimento de estampas, a serem aplicadas manualmente em tecidos, levando em consideração os estudos da forma e da cor.

Número de vagas: 15

Público-alvo: Mulheres (trans e cis) com Ensino Fundamental/ Médio/ EJA, acima de 18 anos

Aulas: Terças-feiras, das 17h às 20h

– Técnicas Alternativas de Gravura

Mentora: Marize Moreno

Ementa: Experimentação de técnicas alternativas de Gravura (tetra pak, monotipia, cologravura, litografia de cozinha). São formas acessíveis de se produzir matrizes e reproduzir imagens.

Número de vagas: 15

Público-alvo: Estudantes das redes públicas Estadual e Municipal – acima 16 anos

Aulas: Terças-feiras, das 13h às 17h

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.