Cursos de capacitação em gastronomia e turismo qualificaram 96 pessoas em dez dias

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), terminaram nesta sexta-feira, 15, os cursos de capacitação em gastronomia e turismo ministrados por Erika Mendes de Souza, do Senac. Ao todo, 96 pessoas, de forma gratuita, foram qualificadas em seis cursos diferentes que começaram no dia 5 de março. O projeto foi coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com o Senac e o Sindicomércio/JF. Nos próximos dias, será anunciada a data da cerimônia de entrega dos certificados de participação, validados pelo Senac.

O objetivo dessas capacitações foi preparar os participantes para ingressar no mercado de trabalho, em resposta à crescente demanda por mão de obra qualificada no setor de gastronomia e turismo. A qualificação oferecida também abre caminho para que os participantes se tornem empreendedores. Os cursos tiveram base teórica e prática, com atividades realizadas em uma cozinha profissional equipada com os utensílios e ingredientes necessários para feitura das receitas.

A feirante Celeste Sampaio foi a primeira a fazer a inscrição no curso. Ela chegou às 5h40 da manhã do dia 27 de fevereiro para garantir seu lugar. Ela disse que o curso contribuiu para proporcionar novos conhecimentos: “Tenho certeza de que as portas se abrirão para mim após concluir essa capacitação, seja para abrir minha própria confeitaria ou trabalhar em um restaurante renomado. Hoje, aprendemos sobre a área de alimentos sem glúten, sem lactose e sem açúcar. Os preparos sem lactose estão com demandas crescentes e é essencial poder oferecer opções para pessoas com restrições alimentares em eventos e festas. Estou dedicando muito tempo aos estudos, aproveitando ao máximo a oportunidade oferecida pelo Senac, e pretendo continuar participando cada vez mais”, enfatizou Celeste.

O secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, que esteve presente no encerramento do curso, ressaltou a importância do Senac capacitar e formar profissionais que serão essenciais para impulsionar os negócios turísticos no futuro. “As inscrições se esgotaram em apenas 30 minutos, evidenciando uma demanda represada considerável por capacitação e reciclagem. Também há uma grande busca por profissionais qualificados no mercado, muitos empreendedores do setor alimentício têm enfrentado dificuldades para encontrar mão de obra qualificada. E é preciso destacar o impacto social positivo desta iniciativa”, disse o secretário.

A esteticista Paula de Almeida, que também foi umas das alunas, destacou a facilidade para a  inscrição nos cursos e disse que os conteúdos foram didáticos e claros. “Foi um dia de aula teórica e dois dias de aula prática, o que foi fundamental para aprender e memorizar tudo que foi ensinado. O curso me deu o primeiro impulso para que eu possa me tornar uma empreendedora. Agora, com o conhecimento prático e teórico adquirido, estou pronta para começar a executar minhas ideias”, afirmou ela.

Adeliane de Barros, supervisora administrativa do Senac Juiz de Fora, estava no encerramento representando o diretor Luiz Paulo Smargiassi e o presidente do o Sindicomércio/JF, Emerson Beloti. Também estiveram presentes o vereador Tiago Rocha dos Santos (Tiago Bonecão), autor da Emenda Parlamentar que viabilizou financeiramente a ação; Ana Beatriz de Freitas Belico, a gerente de vendas da Dispropan, o presidente do Comtur-JF e assessor da secretaria de Turismo, Lucas Rosa e a presidenta da Instância de Governança Regional (IGR) Caminho Novo, Mayara Cristina de Souza Paiva.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.