Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), cerca de 58 filmes foram selecionados para a 21ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que começa na próxima segunda-feira, 21, e segue até o dia 26. As exibições serão realizadas presencialmente, no Shopping Alameda, com entrada franca. Além das exibições de curtas e longas-metragens, também serão oferecidas oficinas gratuitas de produção audiovisual no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), Escola de Artes Pró-Música e Anfiteatro João Carriço.
Durante os seis dias de programação, o público poderá conferir 24 filmes na Mostra Competitiva Mercocidades e 34 da Mostra Competitiva Regional, que reúne produção desenvolvida por realizadores da Zona da Mata de Minas Gerais. A programação completa do festival pode ser acessada no Instagram @primeiroplano e no site.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo link. As opções oferecidas nesta edição são:
– Assistência de Direção, com Renan Barbosa Brandão;
– Captação e Edição de Som para Diálogos, com André Medeiros;
– Fazendo Vídeos no Meu Telefone, com Rodrigo Carneiro;
– Escrita para Séries de Ficção, com Alice Marcone;
– Narração – Acessibilização de filmes para Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual, com Patrícia Almeida
O Primeiro Plano 2022 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do coletivo Luzes da Cidade, formado por um grupo de cinéfilos e produtores culturais, e tem apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O evento tem como objetivo incentivar e dar visibilidade a diretores estreantes da região e da América do Sul.