Mapeamento de risco realizado pela Defesa Civil é debatido em evento nacional

Defesa Civil de Juiz de Fora participou do debate virtual “Mapeamento de risco: experiências e desafios futuros”, promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na última quinta-feira, 22. O evento foi parte da série de debates “Ciência, Riscos e Desastres” e pode ser assistido no YouTube.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a gerente do Departamento de Prevenção e Atividades Intersetoriais (DPAI), Camila Galvão, e os engenheiros civis Joviano Assis e Fernando Assis apresentaram o mapeamento de risco realizado durante este ano. Pioneiro na implementação independente da metodologia GIDES, o mapeamento realizado na Rua José Lourenço envolveu análise das ocorrências na área e diálogo com os moradores para identificar a percepção de risco. Camila Galvão reforçou que o contato com a população é essencial para o trabalho da Defesa Civil. “A gente consegue alinhar o nosso olhar de engenheiro, um pouco mais objetivo e específico, com o olhar social”, pontua.

Além de apresentarem as etapas de trabalho e destacarem a importância do mapeamento para o desenvolvimento de ações de prevenção, os servidores da Defesa Civil de Juiz de Fora puderam responder dúvidas do público que acompanhou o debate. Durante o evento, foi destacada a relevância do trabalho integrado com outros setores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a melhoria vivenciada pela Defesa Civil na atual gestão, quando o órgão passou a integrar a Secretaria de Governo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.