Covid-19: Secretaria de Saúde finaliza vacinação em dois hospitais no município

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), finalizou na tarde desta terça-feira (26), a vacinação contra o Coronavírus, em dois hospitais do município: Ana Nery e João Penido. A imunização nestes locais começou na segunda-feira (25) e o trabalho foi feito pelas equipes de vacinação da Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

Segundo informações da PJF, aproximadamente 650 profissionais que lidam diretamente com a Covid-19, receberam suas respectivas doses. A expectativa é que todas as unidades de saúde que fazem atendimento aos pacientes com Covid-19, sejam vacinados até o dia 5 de fevereiro para que, no dia seguinte, comece a aplicação da segunda dose que precisa ser administrada no intervalo de 14 dias.

A vacinação contra a Covid-19 teve início na última quinta-feira (21),  com idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPI); trabalhadores da saúde que atuam nesses locais; e profissionais de saúde de hospitais e da Rede de Urgência e Emergência, diretamente vinculados à assistência de pacientes com Covid-19. Profissionais do Hospital Universitário (HU), do Samu, da Regional Leste já haviam sido imunizados. 

Diferente das outras campanhas de imunização, a vacinação contra a Covid-19 precisa seguir um protocolo rigoroso de registro e cadastro das pessoas que estão sendo vacinadas. Além disso, o Plano de Operacionalização da Imunização elaborado pela Prefeitura, prevê que a aplicação dos imunizantes acontece em três fases com grupos prioritários em cada uma delas. A primeira fase contempla três grupos prioritários: o primeiro tem como foco a imunização dos trabalhadores da saúde da área assistencial que estão na linha de frente; trabalhadores em instituições de longa permanência; profissionais de residências terapêuticas. O segundo grupo abrange pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas de 18 anos ou mais com deficiência, em residências inclusivas; e idosos com 75 anos ou mais; e o terceiro grupo os demais trabalhadores da saúde.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.