Covid-19: Estudo aponta que letalidade em Juiz de Fora está acima da média nacional e estadual

A nova edição da ‘Plataforma JF Salvando Todos’, elaborado por alunos do Curso de Estatística e pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aponta que a letalidade do Coronavírus no município, está acima da média em comparação com o território brasileiro e com o estado de Minas Gerais.

Além disso, o documento alerta para o número elevado de mortes confirmadas na cidade. No período analisado, 27 de dezembro ao dia 2 deste mês, Juiz de Fora registrou 455 novos casos confirmados e 41 vidas perdidas, apresentando redução de 46.2% no número de casos e aumento de 24.2% no número de óbitos em relação à semana dos dias 20 e 26 do mês passado.

Segundo um dos pesquisadores do projeto, Marcel Vieira, os dados obtidos referente à pessoas infectadas no período, é um dos resultados possíveis do “efeito feriado”; ou seja, quando a capacidade de registros pode ser comprometida durante períodos como o Natal e o réveillon:

“É importante aguardar as próximas duas semanas para verificar a real situação. Pode-se passar a impressão de que houve uma redução de casos, quando, na verdade, o que pode ter acontecido é uma redução de registros. Temos que aguardar os efeitos das festas de fim de ano, porque leva algum tempo para as pessoas manifestarem os sintomas e, posteriormente, leva mais algum tempo para o impacto ser refletido no número de óbitos.” Devido a esse cenário, Vieira lembra da importância da atenção às medidas de prevenção. “A situação ainda carece de muitos cuidados, como a manutenção das medidas de distanciamento social, cuidados com a higienização e uso de máscaras.”

Taxa de letalidade preocupa

Assim como citado no início da reportagem, a taxa de letalidade no município é preocupante, pois segundo a nota técnica, os índices estão acima da média nacional e estadual. No dia 4 de janeiro, a taxa de letalidade da Covid-19 na cidade era de 3,74%, enquanto que no dia 21 de dezembro era de 3,58%. 

O Brasil registrou taxa de 2,54% no dia 4 deste mês e Minas Gerais teve 2,18%. Na referida data em dezembro, os índices eram de 2,58% pelo país e 2,25% no estado.

Controle da pandemia

Um dos critérios adotados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para determinar a pandemia como controlada em um local, é o Número de Reprodução Efetivo (Rt). O órgão explica que é preciso que o valor esteja abaixo de 1 e permaneça neste cenário em pelo menos duas semanas. 

Entre os dias 24 de dezembro e 4 de janeiro, Juiz de Fora apresentou taxa abaixo do limite estabelecido pela OMS. Além disso, a cidade teve um valor máximo de 1,31 no dia 22 de dezembro e mínimo de 0.55 no dia 1º de janeiro.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.