“Visão JF 2030” – PJF apresenta projeto de integração regional contra crise

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizará nesta segunda-feira (14), o evento “Visão JF 2030 – A Saída da Crise!”, para apresentação de projetos sustentáveis desenvolvidos nos últimos anos pela Administração Municipal, estruturados para a retomada econômica de Juiz de Fora e da região a partir do pós-pandemia. O evento, online, acontecerá das 9 às 12h, com participação de autoridades e parceiros regionais, nacionais e internacionais, e poderá ser acompanhado pela redes sociais, através do canal da PJF no youtube (Youtube.com/JuizdeForaPJF) e facebook.com/JuizdeForaPJF.

Na grave crise do covid-19, que assola o mundo, a chamada “retomada verde” ganha holofotes e introduz na agenda de países, estados e municípios discussões sobre uma nova ordem econômica mundial, buscando a implementação de políticas públicas sustentáveis, geradoras de emprego e renda. Na Zona da Mata mineira, a retomada vem sendo estruturada desde 2018, com o lançamento da “Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata” (PbioZM), que consolida o compromisso do Município e entorno com o clima e os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU)).

“Trata-se de iniciativa colaborativa suprapartidária, fruto de parceria com a iniciativa privada e governos amigos, reunindo os municípios da Zona da Mata”, explicou o prefeito Antônio Almas. Para ele, além do esforço regional, a nova ordem econômica mundial exigirá unidade sem precedentes na história das relações internacionais, “e a presença de parceiros neste evento de entregas da Plataforma, como o cônsul britânico em Belo Horizonte, ressalta a relevância do projeto, e demonstra que a Zona da Mata já conta com parceria internacional para a retomada econômica pós-pandemia”.

Primeiro passo

Está a caminho do Brasil o maquinário para instalação de usina experimental para produção de diesel verde em Juiz de Fora. A iniciativa, fruto de parceria da PJF, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a empresa britânica Green Fuels, será capaz de transformar resíduos, como o óleo de cozinha, em combustível. O equipamento de processamento de óleo vegetal hidrotratado (HVO, na sigla em inglês) foi doado com apoio do “Prosperity Fund”, do Governo britânico, focado em projetos ambientais, e terá capacidade de produzir cerca de três mil litros de biocombustível por ano.

“Parabenizo a Prefeitura de Juiz de Fora por liderar esta iniciativa para retomada econômica regional baseada na bioeconomia dos biocombustíveis e renováveis, e agradecemos o convite para participar do evento, que simboliza o primeiro passo da introdução da bioeconomia nesta ‘retomada verde’, implantando unidade de biodiesel para aportar tecnologias inovadoras do Reino Unido no Ciepetec (Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Transferência de Tecnologia e Cultura) da UFJF, e contribuir para a reconstrução da economia regional da Zona da Mata”, destacou o cônsul britânico em Belo Horizonte, Lucas Brown.

Ele lembrou que, na última semana, o Governo de Minas Gerais anunciou parceria inédita com o Reino Unido, para impulsionar o desenvolvimento verde e investimentos no estado: “O acordo com o governador Zema, representando o estado, formalizou a intenção de Minas em promover o desenvolvimento econômico sustentável rumo à neutralização das emissões. Esta nova colaboração reforça o interesse estratégico do Reino Unido em Minas Gerais, abrindo espaço para trabalharmos juntos em ações que visem alcançar economia de baixo carbono, como a Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata, apoiada pelo Prosperity Fund”.

“Aproveito também para enfatizar a parceria com Minas, através do investimento da empresa britânica Oxis Energy, para produção de baterias de lítio-enxofre em Juiz de Fora, que será a primeira planta de baterias de lítio da América Latina. Essa parceria com a Oxis Energy em Juiz de Fora atrairá centenas de empregos de alto nível, estabelecerá parcerias de pesquisa e desenvolvimento com a academia local e acelerará a eletrificação da mobilidade no Brasil”, finalizou Brown.

Mobilização da Zona da Mata

Para o evento, a PJF convidou prefeitos eleitos e reeleitos da Zona da Mata mineira a renovarem seu apoio à Plataforma de Bioquerosene da região, promovendo a “retomada verde” na direção da bioeconomia regional. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta), da PJF, Jackson Moreira, explicou que tal retomada exige a mobilização da Zona da Mata na direção da Agricultura 4.0 (que possibilita a interferência e conexão de softwares e sistemas digitais às máquinas), associada à indústria 4.0, promovendo a tecnificação da agricultura familiar e uma agroindústria com processos inovadores de economia circular.

“No evento ‘Visão JF 2030’ apresentaremos a UTD (Unidade Técnica de Demonstração), consorciando o plantio da palmeira macaúba com culturas alimentares, em projeto de cooperação técnica com a Embrapa ( Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e apoio da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), exemplificado no projeto de recuperação do manancial de João Penido, em Juiz de Fora”, completou o secretário.

Estão confirmadas, entre outras, as participações do secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann; do cônsul britânico, Lucas Brown; do reitor da UFJF, Marcus David; de representantes dos ministérios de Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe; do diretor da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi-MG), Ronaldo Barquette; do diretor superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Donizete Tokarski; e do diretor de Biocombustíveis de Aviação da Gol Linhas Aéreas, Pedro Scorza; assim como prefeitos eleitos da região, interessados no potencial da Plataforma em promover o desenvolvimento sustentável nos seus municípios.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.