Apesar da quarentena devido ao novo coronavírus, as equipes que disputam as copas de futebol organizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) poderão sonhar com troféus. Isto porque a SEL está promovendo a Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Solidário. E para sanar eventuais dúvidas sobre suas normas, a equipe do Departamento de Organização, Promoção e Execução de Eventos de Esporte e Lazer (Dopeel) realizou “live” na manhã desta sexta-feira, 20, com o objetivo de explicar o regulamento da Copa. O vídeo foi transmitido ao vivo, pelo facebook da SEL (facebook.com/esportelazerpjf), e continua disponível na página.
Primeiramente, a disputa não será em quadra ou em campo, mas na ação solidária. Os pontos serão contabilizados através da entrega de alimentos não-perecíveis (arroz, feijão, macarrão, óleo e leite) e de doação de sangue. “Estamos cientes que a pandemia afetou muito as entidades assistenciais, e o estoque de sangue no Hemominas. O diferencial deste tipo de evento é que sai do limite da equipe. Qualquer um da comunidade, ou das famílias dos jogadores, pode ajudar a conquistar os pontos. As doações, tanto de alimentos, quanto de sangue, podem ser realizadas por qualquer pessoa, em nome da equipe”, explicou o supervisor do Dopeel, Oswaldo Sixel Junior.
“Vamos ajudar a salvar vidas. Até retomarmos as competições de forma tradicional, com este evento, estamos buscando mostrar a força do esporte, muito relevante socialmente”, enfatizou a secretária de Esporte e Lazer, Leila Cláudia Machado. Enquanto cada quilo de alimento doado (exceto sal) vale um ponto, o comprovante de doação de sangue à Fundação Hemominas, o Hemocentro Regional de Juiz de Fora, em nome da equipe, valerá 20. Os alimentos serão entregues para instituições previamente definidas pela equipe da SEL.
As inscrições e doações acontecerão, simultaneamente, entre 23 de novembro e 11 de dezembro, através do site www.copajf.com.br, e no facebook.com/copapjfdefutebol. A entrega das doações deverá ser agendada no Dopeel. Outras dúvidas serão respondidas através do email gesportelazer@pjf.mg.gov.br ou do telefone 3690-7856 ou whatsapp (32) 98839-8245. As entregas poderão ser realizadas várias vezes durante o período do evento, acumulando os pontos.
Serão entregues até duas premiações, ofertadas pelo Grupo Bahamas: para a equipe que atingir o maior número de pontos absolutos e a que realizar o maior número de doações de sangue (com mínimo de 20, em nome do grupo). Nos dois casos, os vencedores levarão para casa o troféu do evento, um jogo de uniforme completo, composto por 20 camisas, 20 calções, 20 meiões e dois uniformes completos para goleiros (nas cores da agremiação e com a logomarca dos patrocinadores, conforme realizado nas copas Prefeitura Bahamas de Futebol e de Futsal dos anos anteriores) e ainda duas bolas de futebol adulto.
Fonte: Assessoria