Funalfa lança site com projetos culturais do Edital “Na Nuvem”

Já está no ar o site que reúne os 101 produtos culturais realizados com recursos do Edital “Na Nuvem”, lançado pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), com recursos de emenda parlamentar. Para conferir os trabalhos, basta acessar funalfa.com.br/nanuvem. “O site apresenta um painel representativo da qualidade e da diversidade da cena cultural de Juiz de Fora. Os produtos englobam áreas diversas, da dança ao teatro, passando pela música, artes visuais e várias outras”, observou a diretora-geral da Funalfa, Tamires Fortuna.

O gerente de Fomento à Cultura, Henrique Araújo, acrescentou que as formas utilizadas para transferir conteúdo cultural também são múltiplas: “Temos podcasts, clipes, oficinas, ensaios, mostras e muito mais, tudo acessível nas plataformas digitais. O site coloca a arte produzida nos quatro cantos da cidade ao alcance das mãos. Dá para conferir os trabalhos em qualquer lugar, de forma simples e rápida”.

A acessibilidade em ambiente online é uma das características principais do “Na Nuvem”. “Foi um modelo pensado especificamente para este período de epidemia e isolamento social, quando os equipamentos culturais tiveram que fechar as portas e as trabalhadoras e os trabalhadores do setor se viram em apuros. Em diálogo com os agentes do setor, entendemos que esse edital deveria incentivar a busca de formas para manter e ampliar a produção e a difusão cultural. O ´Na Nuvem` foi uma ferramenta de incentivo à criatividade. A arte, mais uma vez, se reinventa”, completou Henrique.

Outro aspecto importante é que, pela primeira vez, em mais de 40 anos, a Funalfa adotou o sistema de cotas, reservando 60% dos recursos para projetos de proponentes pretos, pardos ou indígenas, historicamente alijados social e culturalmente. O investimento global do “Na Nuvem” foi de R$ 77.520, e cada contemplado receberá R$ 760.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.