Quadra de esportes no Jardim do Sol tem iluminação recuperada

A quadra de esportes, localizada na praça no Jardim do Sol (Região Leste), teve seu sistema de iluminação, recuperado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Subsecretaria de Energia. O investimento foi de R$ 2,2 mil, recursos da Contribuição para o Custeio do Sistema de Iluminação Pública (CCSIP).

Foram instalados oito refletores equipados com lâmpadas a vapor metálico de 250W, permitindo a perfeita homogeneização da luz no ambiente. Como os postes no local já estavam instalados, os mesmos foram reaproveitados, com revisão geral no sistema de alimentação, comando e proteção.

Vandalismo e furtos no local

Conforme o  responsável técnico pelas obras de instalações elétricas e iluminação, engenheiro Wilson Ferrareze, foram constatados vandalismos e furtos de das fiações de energia:

“Observamos sinais de vandalismo no local, com agressão à caixa de comando e proteção. Aliás, é importante salientar que a ação de vândalos tem sido uma constante em alguns pontos da cidade, infelizmente” diz o engenheiro e comenta sobre furtos frequentes nas pontes do Ladeira, Benjamin Constant e “Wandenkolk Moreira”, no Mariano Procópio, “Inacreditavelmente, por três vezes seguidas, esses locais tiveram a fiação furtada. Agora estamos aguardando a chegada do material para recomposição, com uma nova estratégia. Já solicitei amostras para testes de luminárias com captação de energia solar. O objetivo dos bandidos é vender o cobre dos cabos e fios elétricos, então vamos utilizar cabos de alumínio, de menor condutibilidade, mas também de menor valor venal, inclusive colocando placas de alerta no trecho. É importante ressaltar que, se essas pessoas estão vendendo, é porque tem alguém comprando. Então fica nosso alerta: comprar produto roubado é crime” 

Instalação em outras praças

No último mês, três praças ganharam nova iluminação LED: a “31 de Maio”, no Bairro Alto dos Passos, a do Bairro Benfica e a “Jarbas de Lery Santos”, no São Mateus. O investimento soma cerca de R$ 64,4 mil, recursos da CCSIP. Nesses locais, houve aumento no fluxo luminoso e economia no consumo de energia.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.