Melânia Luz, a pioneira que abriu caminho para as mulheres negras nos Jogos Olímpicos

Melânia Luz dos Santos, a primeira negra a fazer parte de uma seleção brasileira nos Jogos Olímpicos, na edição de Londres em 1948, recebeu no dia 25 de outubro o título de Emérita da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), concedido pela Assembleia Extraordinária da entidade, num reconhecimento importantíssimo de sua participação no esporte, quebrando barreiras, após apenas 50 anos da abolição da escravatura no Brasil.

A família receberá a homenagem, na categoria “In Memoriam”, já que a velocista, nascida a 1º de junho de 1928, no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, faleceu no dia 22 de junho de 2016, poucos dias após completar 88 anos, também na capital paulista, de acordo com a filha Maria Emília que sempre a acompanhou.

Além do pioneirismo, Melânia representa o valor do atletismo como um dos principais esportes de inclusão social e, principalmente, de reconhecimento da força da população negra numa modalidade tão importante, considerada por muitos a número um das Olimpíadas.

A atleta era orientada pelo alemão Dietrich Gerner e colega de treinamento de Adhemar Ferreira da Silva. Eles defendiam o São Paulo Futebol Clube, ainda no bairro do Canindé, em São Paulo.

No 4×100 m, Melânia formou equipe com Benedicta Souza Oliveira, Elizabeth Clara Muller e Lucila Pini. Foi o primeiro quarteto brasileiro feminino de revezamento em Olimpíadas. Ela correu os 200 m em 26.6, sendo a quarta colocada na primeira série eliminatória. O 4×100 m quebrou o recorde sul-americano, com 49.0, também na primeira série eliminatória.

Em entrevista em 2011 ao jornalista Helvídio Mattos, na ESPN Brasil, Melânia deixou sua opinião. “Eu fiquei na história. Eu também competi. Não é que me deixaram”, observou a ex-atleta, que se aposentou como técnica em exames do Hospital do Servidor Público e defendeu, além do São Paulo, o Tietê e o Floresta, atual Espéria.

A força negra no atletismo

Uma homenagem aos atletas brasileiros que marcaram presença na história do atletismo brasileiro. Impossível nomear todos, tamanha a contribuição. São atletas essenciais na história do esporte no Brasil, e em todas as gerações. 

Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão do salto triplo homenageado pelo Hall da Fama do COB , é um dos maiores nomes da história olímpica do atletismo do Brasil. Outros dois triplistas negros foram recordistas mundiais e ganharam medalhas olímpicas: Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, também homenageado pelo Hall da Fama do COB.

Muitos outros atletas que orgulham o País: José Telles da Conceição, Nelson Rocha dos Santos, Robson Caetano, Arnaldo de Oliveira, Edson Luciano Ribeiro, Claudinei Quirino, Zequinha Barbosa, Ronaldo da Costa, Jadel Gregório, André Domingos, Almir Junior, Luiz Antônio dos Santos, Wanda dos Santos, Aida dos Santos, Silvina das Graças, Esmeralda de Jesus, Conceição Geremias, Elisângela Adriano, Lucimar Moura, Luciana Santos, Keila Costa, Andressa Morais, Rosangela Santos, Mauro Duda da Silva, José Carlos Codó, Sandro Viana, entre muitos outros como os velocistas campeões mundiais de revezamento Paulo André de Oliveira, Derick Souza, Rodrigo Nascimento, Jorge Vides e Vitor Hugo dos Santos. 

Fonte: COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.