Categoria destinada às mulheres, W Series fará parte de três finais de semana da F1

Criada em 2019 pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e objetivando a inclusão de mulheres cada vez mais no automobilismo, a W Series, fará parte da programação de oito finais de semana, na temporada 2021 da F1. A categoria contará com a brasileira Bruna Tomaselli, que disputou as categorias de base da Fórmula Indy nos Estados Unidos e também com a primeira campeã Jamie Chadwick.

As etapas e as datas das provas serão divulgadas mais posteriormente. A novidade foi facilitada pela mudança nos calendários da F2 e F3, que ocupam de oito a 12 fins de semana da F1. Além disso, esta será a segunda temporada da categoria, uma vez que o campeonato deste ano foi cancelado, por conta da pandemia do Covid-19. Conforme a diretora executiva,  Catherine Bond Muir, a mudança foi necessária e fala sobre a parceria com a F1:

“Depois de uma temporada inaugural tão bem sucedida [em 2019], nós da W Series estamos absolutamente satisfeitos em fazer parceria com a F1 para 2021 e além. É a principal série de automobilismo do mundo, e, quando prometemos que a W Series seria maior e melhor no futuro, a parceria com a F1 sempre foi nosso objetivo final. Não há dúvida de que, agora que a W Series será realizada ao lado e em colaboração com a F1, nosso alcance global, impacto e influência serão aumentados significativamente”.

Assim como na F2 e F3, que também fazem parte do calendário da F1, a W Series valerá pontos para a superlicença da FIA, documento exigido para se guiar um carro da principal categoria do automobilismo mundial.

Já o diretor executivo, Ross Brawn, esta integração demonstra  o compromisso de incluir as mulheres cada vez mais e mais no esporte a motor:

“É um momento muito importante para recebermos a W Series como parceiros para oito corridas nesta temporada. Eles têm sido um farol para muitos desde que começaram a correr em 2019. Acreditamos que é incrivelmente importante dar a todos a chance de alcançar os mais altos níveis do nosso esporte e sua parceria com a Fórmula 1 na próxima temporada mostra nossa determinação e compromisso em mostrar suas séries emocionantes e a importância de construir maior diversidade em todo o esporte.”




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.