Prefeitura instala nova iluminação a LED em praça no São Mateus

O setor elétrico da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) concluiu nesta quarta-feira, 21, a instalação da nova iluminação a LED na Praça Jarbas de Lery Santos, no Bairro São Mateus. Foram substituídas as 23 luminárias do espaço público, que antes eram equipadas com lâmpadas a vapor de sódio de 250W e passaram a ser de LED 100W. Com a mudança, a praça ganha aumento no fluxo luminoso e redução no consumo de energia superior a 60%. O investimento para a execução desta obra foi de R$ 26,7 mil, recursos obtidos através da Contribuição para o Custeio do Sistema de Iluminação Pública (CCSIP).

“Haverá uma considerável redução no consumo de energia pago pela prefeitura, mensalmente, para iluminarmos aquele equipamento público. Com isto, poderemos aplicar recursos para adquirir mais luminárias e fecharmos a melhoria da iluminação nas praças da cidade”, afirmou o engenheiro Wilson Ferrareze, chefe do Setor Elétrico e de Iluminação da PJF.

Iluminação de vias públicas

O primeiro lote, de cinco mil luminárias, para iluminação das vias públicas, foi licitado e os equipamentos da empresa vencedora já estão em fase de testes. A licitação para a contratação da empresa que vai executar as obras de extensão da rede de distribuição de energia elétrica, de iluminação pública e a instalação das luminárias LED encontra-se na Comissão Permanente de Licitação (CPL). Terminado este processo, a implantação será iniciada.

Todas as luminárias instaladas nas ruas de Juiz de Fora estarão aptas a receber o sistema de telegestão, que permitirá, dentre outras coisas, o controle remoto das luminárias, identificação imediata das ocorrências, economia no consumo de energia e redução de custos operacionais. Os trabalhos preparam o município para se adequar ao modelo “smart cities” ou cidades inteligentes.

Como solicitar manutenção de iluminação pública

Qualquer solicitação de reparo ou melhoria pode ser feita pelo aplicativo Colab, através do telefone 3218-3777 ou pelo whatsapp 98460-7721 (neste canal não há interação. É enviada resposta automática, assim que o pedido for cadastrado). Só é preciso fazer o pedido uma vez em um dos canais, informando o número da placa amarela afixada no braço de luz do poste ou o nome da rua, número de referência e bairro.

Fonte: Assessoria




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