Campanha de vacinação antirrábica acontece na Zona Urbana de JF neste sábado

Unidades Básicas de Saúde (UBSs), praças públicas, centros comunitários, campos de futebol estão entre os pontos de fácil acesso à população que serão usados na campanha antirrábica da zona urbana neste sábado, 24, das 8 às 17 horas. Grande parte desses locais já foram utilizados em campanhas anteriores. A expectativa do supervisor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS), José Geraldo de Castro Júnior, é da imunização de aproximadamente 50 mil cães e gatos.

A vacinação antirrábica envolve a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), o Departamento de Atenção à Saúde e o Setor de Imunização. Cerca de 1.100 pessoas vão atuar direta ou indiretamente nos trabalhos. São supervisores e servidores das UBSs, da Vigilância Epidemiológica, vacinadores, anotadores, agentes de endemias, estudantes das faculdades de Veterinária, que vão atuar como voluntários, entre outros.

O objetivo principal é evitar a contaminação humana. Não há cura para a raiva. Os casos são praticamente 100% letais. Por serem os principais transmissores da doença para os humanos, a imunização é direcionada aos cães e gatos, a partir dos três meses de idade e desde que estejam saudáveis. O objetivo é criar anticorpos, o que não acontece se houver algum problema de saúde. Nesse caso, é recomendado aguardar a recuperação do animal.

Como a campanha se dará em meio a pandemia da covid-19, o supervisor recomenda os cuidados básicos para prevenção: uso de máscara, álcool gel e evitar aglomerações. Ele pondera que pessoas dos grupos de risco, proprietários de animais, devem tentar encontrar alguém para levá-los a um dos postos de vacinação, para se preservar.

Confira o podcast sobre o assunto através do site pjf.mg.gov.br/secretarias/secom/podcast/index.php ou pelo aplicativo/site de streaming Spotify.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.