Unidades Básicas de Saúde (UBSs), praças públicas, centros comunitários, campos de futebol estão entre os pontos de fácil acesso à população que serão usados na campanha antirrábica da zona urbana neste sábado, 24, das 8 às 17 horas. Grande parte desses locais já foram utilizados em campanhas anteriores. A expectativa do supervisor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SS), José Geraldo de Castro Júnior, é da imunização de aproximadamente 50 mil cães e gatos.
A vacinação antirrábica envolve a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), o Departamento de Atenção à Saúde e o Setor de Imunização. Cerca de 1.100 pessoas vão atuar direta ou indiretamente nos trabalhos. São supervisores e servidores das UBSs, da Vigilância Epidemiológica, vacinadores, anotadores, agentes de endemias, estudantes das faculdades de Veterinária, que vão atuar como voluntários, entre outros.
O objetivo principal é evitar a contaminação humana. Não há cura para a raiva. Os casos são praticamente 100% letais. Por serem os principais transmissores da doença para os humanos, a imunização é direcionada aos cães e gatos, a partir dos três meses de idade e desde que estejam saudáveis. O objetivo é criar anticorpos, o que não acontece se houver algum problema de saúde. Nesse caso, é recomendado aguardar a recuperação do animal.
Como a campanha se dará em meio a pandemia da covid-19, o supervisor recomenda os cuidados básicos para prevenção: uso de máscara, álcool gel e evitar aglomerações. Ele pondera que pessoas dos grupos de risco, proprietários de animais, devem tentar encontrar alguém para levá-los a um dos postos de vacinação, para se preservar.
Confira o podcast sobre o assunto através do site pjf.mg.gov.br/secretarias/secom/podcast/index.php ou pelo aplicativo/site de streaming Spotify.
Fonte: Assessoria