Covid-19 segue tendência de queda em Minas Gerais

Os números da covid-19 no estado seguem indicando tendência de queda. O assunto foi abordado em coletiva desta segunda-feira (14/9), pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, que apresentou análises gráficas das curvas de notificação e de ocorrência de óbitos.

“Podemos observar que nos dois casos já estão começando a cair. Essa curva fica mais clara quando olhamos pela data de ocorrência”, destacou o secretário.

O secretário destacou, também, que no acumulado de óbitos durante a semana, o maior número de ocorrências se deu até o dia 25/7, fim da semana epidemiológica de número 30. “De lá para cá, temos uma tendência de queda e isso, a cada dia, se configura numa possível indicação de redução da pandemia no estado”, afirmou Carlos Eduardo Amaral.

Cuidados devem ser mantidos

Apesar de as análises indicarem uma possível redução nos números da doença no estado, o secretário de Saúde ressaltou que os protocolos sanitários para prevenção seguem inalterados.

“Algumas pessoas têm confundido a possibilidade de flexibilização com a não necessidade de adoção dos protocolos sanitários. Qualquer atividade a ser realizada precisa necessariamente ter como base o protocolo sanitário. Por isso, o estado sinaliza com muita clareza, por meio do Minas Consciente, em que onda as diferentes regiões estão” explicou.

Amaral ainda reforçou que, mesmo com o bom desempenho, a pandemia continua e é necessário mantê-la controlada ao longo dos próximos meses. “Não é aceitável que haja aglomeração ou que as pessoas se reúnam sem um mínimo cuidado. Reforçamos que o ideal é usar máscara ao máximo, lavar as mãos com freqüência, usar álcool gel e manter o distanciamento social. Se isso for feito, continuaremos a ter um controle adequado. Do contrário, teremos um aumento de caso e necessidade de retorno nas ondas”, concluiu o secretário de Saúde.

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.