Atlético-MG e Tombense se classificam para a final do Campeonato Mineiro

As equipes do Atlético-MG e Tombense, farão os dois jogos da grande decisão do Campeonato Mineiro 2020. O confronto foi definido nessa quarta-feira (6), após os dois times derrotarem a Caldense e América-MG respectivamente. Além disso, o time de tombos disputará uma decisão de estadual pela primeira vez em sua história.

O primeiro jogo da semifinal foi na tarde de quarta-feira, na Arena Independência em Belo Horizonte, onde Tombense e Caldense se enfrentaram em busca de uma das vagas na grande final. Líder da fase de grupos, o time de tombos terminou na frente de América, Atlético e Cruzeiro. De quebra, teve a melhor defesa da competição. 

No primeiro jogo da semifinal, o Tombense venceu por 1×0 e jogava por um empate para se classificar. Mesmo com esta vantagem, o time pressionou as saídas da Caldense e pressionou o adversário nos primeiros minutos de jogo. Entretanto, o gol só saiu aos 27 minutos, após o experiente Ibson que tocou para Cássio Ortega que invadiu a área sozinho e bateu com a parte de fora do pé para abrir o placar.

Na volta para o segundo tempo, a Caldense que precisava vencer, teve mais controle da posse de bola e buscava ser mais incisiva nos ataques. Contudo, houve muitos erros de passes que dificultavam a infiltração da equipe de Poços de Caldas. No entanto, aos 12 minutos, o Tombense quase ampliou na cabeçada de Rubens, que passou por cima do gol. Além disso, o time comandado por Eugênio Souza buscava controlar o jogo e se arriscar pouco nos ataques. 

Na marca dos 34 minutos, o time de Tombos explorou uma de suas poucas investidas no ataque e liquidou o confronto com Marquinhos cruzando para Gabriel Lima, posicionado no segundo pau e mandou para o fundo das redes. O  lance ainda ficou cinco minutos em revisão pelo VAR, mas o gol foi confirmado. Fim de jogo na Arena Independência, Tombense classificado para a final do Campeonato Mineiro pela primeira vez em sua história, e de quebra faturou o título do interior do Campeonato Mineiro pela segunda vez.

Além disso, o Gavião Carcará estreia pelo Campeonato Brasileiro Série C neste sábado (8) às 16h00, diante do Ituano no estádio Prefeito José Liberatti, em Itu (SP).

Clássico de BH

Na noite de quarta-feira, também na Arena Independência, teve o jogo da ida, entre América x Atlético. No primeiro confronto entre as duas equipes, o Galo da Capital havia vencido por 2×1. A etapa inicial da partida foi bem movimentada, mas pouco técnico e com muitos erros das duas equipes. A melhor chance do primeiro tempo saiu no erro de saída de bola alvinegra, Matheusinho mandou a bomba, mas Rafael salvou o Atlético.

Além disso, durante uma disputa na área alvinegra, o América pediu um toque de mão do zagueiro Réver, além de falta em Flávio. O árbitro de vídeo (VAR) foi acionado, no entanto nada foi marcado.

Na volta para o segundo tempo, o América teve grande chance de abrir o placar com Ademir, mas Rafael fez a defesa. Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, Réver subiu e cabeceou para o fundo das redes, colocando o Atlético em vantagem no Horto.

Em desvantagem no marcador, o Coelho partiu pra cima e após jogada de escanteio, Eduardo Bauermann cabeceou mas a bola saiu por cima do gol defendido por Rafael. Depois de Marrony ameaçar em um chute da entrada da área, o América respondeu com Felipe Augusto. De novo, Rafael apareceu bem para fazer grande defesa.

O Atlético ampliou no marcador, com um belo gol de Marrony, que mesmo cercado por Airton e Juninho, mandou a bola por cobertura e morreu no ângulo direito, 2×0 para o alvinegro. Já na marca dos 40 minutos, Savarino chutou e aproveitou a falha do goleiro Airton. Fim de jogo vitória por 3×0 e classificação do Atlético para a final do Campeonato Mineiro contra o Tombense.

Agora o Galo da Capital pensa na estreia no Campeonato Brasileiro contra o Flamengo, neste domingo (9) às 16h00 no Estádio do Maracanã. Já o América se prepara para estrear na Série B contra a Ponte Preta, também no domingo (9) às 21:00 no Estádio Moisés Lucarelli em Campinas (SP).

Datas dos jogos

A Federação Mineira de Futebol (FMF), definiu que os dois jogos da decisão do Campeonato Mineiro entre Atlético x Tombense, serão realizados nos dias 26 e 30 deste mês. A entidade ainda não determinou os horários e locais dos jogos, no entanto é provável que sejam realizados no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte, uma vez que os clubes do interior não homologaram seus estádios para o VAR (árbitro de vídeo) no decorrer da primeira fase.

Por ter classificado em primeiro lugar na primeira fase, o Tombense joga por dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols para erguer o troféu do Mineiro pela primeira vez na história.

Mudanças de outros jogos

O primeiro jogo da final será numa quarta-feira, período no qual a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcou os jogos de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Além disso, vale lembrar que o Atlético já está eliminado da competição, ao perder nos pênaltis para o Afogados de Pernambuco.

Por conta da volta no dia 29, o duelo entre Atlético-MG e Athletico-PR, pela 6ª rodada do Brasileiro está adiado, segundo a FMF. O mesmo ocorre com Tombense x Criciúma, na 4ª rodada do Grupo B da Série C, marcado também para 29.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.