Conmebol altera regulamentos da Libertadores e Sul-Americana

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), anunciou nesta quinta-feira (6), uma série de mudanças nos regulamentos da Taça Libertadores e Copa Sul-Americana. As alterações visam a retomada das duas competições, dentro do contexto da pandemia do Coronavírus. 

Dentre as mudanças estabelecidas, estão: inscrição dos jogadores, a possibilidade de cinco substituições, e sobre a definição do quadro de arbitragem das partidas. O conselho da entidade máxima do futebol sul-americano determinou que para as duas competições, os jogadores podem defender mais de dois clubes na mesma temporada. Além disso, um atleta que trocou de time poderá voltar para a sua equipe original e disputar a mesma edição do torneio em que ela estiver inscrita. Além disso, a CONMEBOL liberou inscrição do jogador para qualquer fase dos torneios.

Foi aprovado também a regra das 5 substituições durante o jogo, como forma de preservar a integridade física dos atletas. Esta regra já entrou em vigor em outros campeonatos de futebol no mundo. 

Outra novidade aprovada pelo conselho da Conmebol, é referente a escolha da arbitragem. Tanto na Libertadores quanto na Sul-Americana, serão permitidos árbitros do país do time mandante, em caso de extrema necessidade, ou o quadro pode ser composto por integrantes de diferentes nacionalidades. Objetivo dessa nova medida é uma forma de superar as limitações impostas por regras sanitárias.

A Taça Libertadores da América está prevista para ser retomada no dia 15 de setembro e a Copa Sul-Americana deve voltar no dia 27 de outubro.  A confederação vai distribuir mais de US$ 93 milhões aos clubes para ajudar na questão das viagens. 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.