O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abriu nessa segunda-feira (11), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio. O prazo para a inscrição vai até a próxima quinta-feira (22) e pode ser feita pelo portal enem.inep.gov.br/
No ato da inscrição, o candidato deve informar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG/carteira de identidade) e e-mail pessoal válido. Para a edição deste ano, o candidato deve apresentar no ato da inscrição, a foto de perfil atual e a mesma será utilizada no dia da realização da prova.
Enem Digital
A partir deste ano o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. Cerca de 100 mil participantes vão poder escolher entre as modalidades. Neste caso, o candidato que optar em fazer o Enem impresso, não poderá se inscrever no Enem Digital.
A estrutura das duas provas será a mesma, contendo quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Além disso, o candidato deve escolher inglês ou espanhol, para a prova de língua estrangeira.
Isenção de taxa
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais do Enem, terão a gratuidade da taxa de inscrição mesmo sem o pedido formal dos inscritos. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência.
Acessibilidade
A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep visa dar atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão no momento da inscrição, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. As solicitações para esses atendimentos também deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.
Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.
UFJF
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estará oferecendo vagas para os cursos de graduação, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), através das notas do enem.