A Liga de Futebol da Alemanha (DFL em alemão), anunciou nessa quinta-feira (23) uma possível volta da primeira e segunda divisões do Campeonato Alemão no mês de maio, com portões fechados. No entanto, a decisão vai depender de políticos e autoridades locais. Além disso, haverá uma reunião na próxima quinta-feira (30) para discutir o retorno do futebol no país, que está paralisado devido ao Coronavírus.
Segundo o presidente da DFL, Christian Seifert, a decisão não está nas mãos da entidade do futebol alemão e que tudo dependerá do encontro da próxima semana:
“Não está em nossas mãos dizer se vamos voltar ou quando. Temos muitas opções. Se tivermos uma sinalização na próxima semana de que pode ser no dia 9 de maio, então será no dia 9 de maio”.
Mesmo que a decisão seja levada adiante, foi determinado também a proibição da circulação de torcedores até mesmo fora dos estádios. Christian Seifert diz que se as regras não forem cumpridas, a partida será cancelada:
“Espero que os clubes consigam explicar isso aos seus torcedores. Quando voltarmos a jogar, as aglomerações fora do estádio devem ser evitadas. Os torcedores precisam aceitar que os jogos não serão realizados desse modo, e se isso acontecer durante a partida, ela será cancelada”.
Além disso, foi definido um limite do chamado pessoal operacional durante as partidas, como: 98 pessoas dentro de campo, 115 nas arquibancadas e, dependendo do estádio e do jogo, mais 109 pessoas na área externa, incluindo policiais. Para os jogos da segunda divisão, o limite é de 90 pessoas em campo, 98 na arquibancada e, se preciso, mais 82 na área externa.
Situação do Coronavírus pelo país:
De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde, a Alemanha registrou até essa quinta-feira (22), 148 mil casos de Covid-19 com 5.094 mortes pela doença.