Devido a paralisação do futebol, em decorrência da epidemia do Coronavírus, a Associação dos Clubes Europeus (UEFA), disse em uma reunião por videoconferência nessa quinta-feira (23), a possibilidade de encerrar as ligas de futebol antes mesmo que todas as rodadas estejam concluídas. Segundo a entidade, os motivos são as questões de saúde e econômicas pelo continente europeu.
A confederação, entretanto, cita em sua nota oficial “razões legítimas” que impediriam o cenário ideal, e, portanto, seriam aceitas:
- Existência de uma ordem oficial que proíba eventos esportivos e impeça que as competições domésticas possam ser concluídas antes de uma data que permita encerrar a temporada atual em tempo hábil antes do início da próxima;
- Problemas econômicos intransponíveis que impossibilitem o término da temporada, pois colocariam em risco a estabilidade financeira de longo prazo da competição e/ou dos clubes nacionais.
Mesmo assim a entidade máxima do futebol europeu fez questão de frisar que a decisão tomada pelos clubes nas competições continentais deve sempre visar o “mérito esportivo”, mesmo que os campeonatos não sejam concluídos. E indica que as ligas encontrem critérios objetivos para definir um esquema de disputa.
Além disso, foi determinado também que se uma liga for encerrada pelos motivos citados, a entidade pede que os métodos usados para indicar as equipes que preenchem as vagas de cada país na Champions e Liga Europa sejam “objetivos, transparentes e não-discriminatórios”.
Reajuste do calendário
Na reunião dessa quinta-feira, o Comitê Executivo da UEFA tratou sobre a questão do reajuste do calendário do futebol europeu. Dois cenários de calendário foram propostos, sempre com prioridade para a conclusão dos campeonatos locais.
A primeira alternativa seria da retomada dos jogos dos respectivos campeonatos locais e que os mesmos fossem realizados antes e que as partidas dos torneios continentais fossem realizadas paralelamente a estes jogos.
A outra opção seria fazer com que as ligas nacionais começassem antes e seriam encerrados até o início da volta das partidas continentais, que seriam disputadas na sequência, em agosto.