Prefeitura adota regra “ficha limpa” para cargos em comissão

A reestruturação administrativa, prevista da Lei Municipal nº 13.830, estabeleceu uma série de diretrizes de gestão na Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Entre elas, a obrigatoriedade de servidores comissionados do Município serem “ficha limpa”. A Reforma traz vedações à ocupação de Cargo de Provimento em Comissão visando proteger a probidade administrativa e a moralidade. O documento proíbe a nomeação ou designação para cargos de provimento em comissão daqueles que tenham praticado atos causadores da perda do cargo ou emprego público, sido excluídos do exercício da profissão ou, ainda, tido suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade que configure improbidade administrativa.

Com a reestruturação administrativa, o quadro de servidores de cargos em comissão da PJF foi reorganizado e, os funcionários nomeados a partir de então, passaram a ter a obrigatoriedade de apresentar, no ato na posse do cargo, certidões negativas das justiças Estadual, Federal e Eleitoral, Tribunal de Contas do Estado e da União, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de comprovação de inscrição no conselho de classe, de forma a comprovar a aptidão para os cargos. “É mais uma medida moralizadora, de controle e de transparência que integra a reformulação administrativa que estamos implantando, em consonância com as demandas da sociedade em relação ao poder público”, afirmou o prefeito Antônio Almas.

Implementação da Reforma

Com a redução de cargos comissionados, definida na Lei nº 13.830, há a previsão da redução de gastos de cerca de R$ 10 a 13 milhões nos próximos dois anos, com a reorganização de outras funções gratificadas a partir da reforma. As medidas se somam ao maior controle do Executivo.

No último dia 30, o Diário Oficial do Município trouxe, também, a oficialização da Controladoria Geral do Município e os decretos que regulamentam a estrutura organizacional e atribuições das secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta), Governo (SG), Comunicação Pública (Secom) e Esporte e Lazer (SEL). A previsão é que os decretos regulamentadores das demais unidades sejam publicados em breve.

Fonte: Agência Brasil

 




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