Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Juiz de Fora consolida, nos últimos anos, um novo ciclo de expansão industrial.O setor criou 2.158 postos de trabalho de 2021 a 2025, aumento de 11,5% no número de empregos da Indústria no período, que passou de 18.684 para 20.842. O levantamento é da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC), a partir das bases de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho.
Esse avanço é resultado de um ambiente de negócios mais ágil e favorável. Desde 2021, a Prefeitura de Juiz de Fora vem promovendo uma série de ações para estimular os empreendimentos industriais já instalados e atrair novos negócios. Com o programa Desenrola Juiz de Fora, processos de abertura e funcionamento de empresas foram simplificados: o tempo médio para registro caiu de 35 horas, em 2020, para apenas 9 horas em 2025, segundo o Mapa das Empresas do Governo Federal. A Sala do Empreendedor tornou-se porta de entrada para quem quer investir com segurança e menos burocracia.
O Distrito Industrial (DI), na região Norte, é um dos principais símbolos desse dinamismo. Estudo realizado pela SEDIC em 2024 aponta que a área possui mais de 110 empresas em atividade. A posição estratégica do DI e o fácil acesso ao transporte de insumos e escoamento de mercadorias, principalmente pela proximidade com o eixo rodoviário BR-040 e BR-267, além da via aérea, através do Aeroporto Regional da Zona da Mata, fortalecem a vocação da cidade como polo logístico, foco do “Juiz de Fora é o que Importa”, lançado em 2022. O programa busca a expansão das atividades de comércio exterior, notadamente importações, dada a presença na cidade de um Porto Seco e de um aeroporto habilitado para o alfandegamento de mercadorias importadas.
Para estar ainda mais perto do setor produtivo, a Prefeitura inaugurou em 2022 o Núcleo de Apoio às Empresas do Distrito Industrial, em parceria com a ASSEDI JF. O espaço oferece atendimento diário, orientação e articulação de soluções. Somam-se a isso as visitas regulares do secretário Ignacio Delgado e da equipe da SEDIC às indústrias, ouvindo demandas e construindo respostas rápidas.
Uma das demandas, a captação de mão de obra para as empresas da região, motivaram a promoção do primeiro mutirão de empregos voltado às empresas do DI, realizado em junho de 2025, reunindo 20 empresas e mais de 250 oportunidades de emprego.
Requalificação
Compreendendo quatro etapas, o Distrito passa por um processo de requalificação, com obras de infraestrutura, como uma nova rede de drenagem e pavimentação, atendendo demandas antigas das empresas ali instaladas, evitando problemas com chuvas e alagamentos.
No rol de ações em curso para a qualificação do DI, há também a instalação de uma usina fotovoltaica no Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Transferência de Tecnologia e Cultura (Cieptec-UFJF Norte), situado no Distrito.