Férias na natureza: investimentos fortalecem parques e qualificam a visitação em Minas Gerais

As férias escolares ampliam a procura por destinos que ofereçam lazer, contato com a natureza e segurança para toda a família. Em Minas Gerais, esse movimento é acompanhado por uma política contínua de fortalecimento da gestão das unidades de conservação, com investimentos em infraestrutura, qualificação de serviços e novos modelos de parceria que equilibram o uso público e a preservação ambiental.

Das 95 unidades de conservação geridas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), cerca de 39 realizam controle sistemático da visitação. Os dados apontam crescimento contínuo entre janeiro de 2020 e novembro de 2025, com um aumento acumulado de 298% em cinco anos, resultado da modernização da gestão e da melhoria da experiência oferecida aos visitantes.

Nos últimos anos, os parques estaduais passaram por um processo de modernização por meio de concessões e termos de parceria, estratégia adotada para enfrentar desafios históricos como falta de estrutura, baixa capacidade de investimento, manutenção precária e dificuldades no atendimento ao público. Ao mesmo tempo, cresceu a demanda por trilhas estruturadas, segurança, sinalização adequada e ações de educação ambiental.

Com o novo modelo, o Estado mantém integralmente a titularidade dos parques, a autoridade ambiental e a fiscalização, enquanto as organizações parceiras atuam na gestão operacional das unidades, sob supervisão técnica do IEF. A política prioriza a conservação e a educação ambiental, com programas obrigatórios de proteção da fauna e da flora, pesquisa científica, prevenção de incêndios e ações educativas, sempre alinhados aos planos de manejo e zoneamento. Segundo a assessora do Núcleo de Projetos Especiais do IEF, Júlia Laborne, “o esforço é permanente para melhorar a experiência do visitante, com mais organização, conforto e segurança”.

No Parque Estadual do Sumidouro e nas unidades da Rota Lund, as melhorias incluem reformas de estacionamentos, manutenção de edificações, implantação de energia solar, áreas de apoio e sinalização turística. O controle de acesso, o monitoramento da visitação e a manutenção das visitas guiadas nas grutas reforçaram a segurança. A ampliação de serviços, como venda online de ingressos, novas trilhas, lojas, lanchonetes e atividades culturais, diversificou o lazer. Como resultado, a Rota Lund retomou o crescimento pós-pandemia e alcançou, em 2023, seu maior volume de visitantes.

No Parque Estadual do Ibitipoca, reformas na portaria principal, controle eletrônico de acesso, melhorias na sinalização, adequações de acessibilidade e modernização dos espaços de apoio organizaram o fluxo turístico. A venda antecipada de ingressos e a ampliação dos meios de pagamento garantiram maior previsibilidade e crescimento expressivo da visitação nos meses de férias.

O Parque Estadual do Itacolomi, que integra o mesmo contrato de concessão do Ibitipoca, já possui concessionária definida, com início das atividades previsto para fevereiro. Já o Parque Estadual do Biribiri está em fase de consulta pública para concessão de uso, incluindo audiência pública, reforçando a transparência e a participação social.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lyssandro Norton, os resultados mostram que visitação e preservação podem caminhar juntas. “Buscamos ampliar o acesso da população, qualificar a experiência do visitante e garantir a proteção do patrimônio ambiental”, destaca.

No Parque Estadual do Rio Doce, o modelo adotado é o termo de parceria, com recursos públicos, em grande parte, oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta relacionado ao desastre da Bacia do Rio Doce. Em 2025, o parque registrou recorde de visitação, superando 50 mil visitantes, o maior número desde 1994, sem comprometer a preservação da Mata Atlântica.

Inspirado em modelos internacionais, o modelo mineiro reafirma que os parques continuam sendo 100% públicos. Com investimentos contínuos e gestão qualificada, as unidades de conservação de Minas Gerais se consolidam como destinos preparados para as férias, promovendo turismo sustentável, lazer de qualidade e conservação ambiental.

 

Fonte: Agência Minas




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.