Conheça as melhores praias do Ceará para curtir o verão!

Férias de verão, tão almejadas e finalmente chegou. Por isso preparei várias praias no Ceará que é um estado do nordeste que possui praias belíssimas para todos os gostos: com falésias, com coqueiros, para esportes radicais, para famílias e para as baladas.

Quem chega ao Ceará encontra uma diversidade de cenários capaz de impressionar visitantes dos quatro cantos do mundo. São tantas belezas naturais espalhadas por todo o estado que fica até difícil escolher qual rota percorrer primeiro.

Em Fortaleza, sua capital, temos as praias de Iracema, Meireles, Mucuripe e Praia do Futuro: caminhar em um dos principais cartões-postais da cidade e visitar a tradicional feirinha da Beira-Mar é um verdadeiro encontro com o artesanato local, além de uma oportunidade de conferir uma parte da infraestrutura hoteleira da cidade. Comer camarão, peixe, lagosta e se refrescar com sorvetes de frutas tropicais são programas imperdíveis do local. Curtir as raras belezas das praias locais deliciando-se com a água de coco, sucos de frutas tropicais, degustando pratos de peixes e frutos do mar ou ainda um programa diferente, como a Quinta do Caranguejo nas barracas à noite, com shows de humor, tudo isso na Praia do Futuro.

Praia das Dunas onde se localiza o complexo turístico Beach Park, o maior parque aquático da América Latina. Foto: Divulgação

Indo para o leste, bem próximo ainda de Fortaleza, a gente já encontra a Praia das Dunasonde se localiza o complexo turístico Beach Park,o maior parque aquático da América Latina, aproveitar todas as atrações do lugar, incluindo o mais alto toboágua do planeta, e, no fim da tarde, comer um caranguejo em uma barraca na beira do mar são programas imperdíveis para quem vai ao Ceará.

Depois vem Prainha, Iguapé, Caponga e chegamos em Águas Belas, conhecida por suas águas claras e calmas em tons de verde esmeralda. As piscinas naturais, formadas em maré baixa, proporcionam um delicioso banho de mar. Além de um cardápio saboroso e música ao vivo.Com uma pequena caminhada é possível alcançar a beleza do encontro do rio com o mar, de onde se observa toda a diversidade da paisagem local.

Em Águas Belas, as piscinas naturais formadas em maré baixa, proporcionam um delicioso banho de mar. Foto: Divulgação

Depois de Barra Nova, Morro Branco, uma das mais belas praias do país, eu sou suspeita em falar, porque gosto muito de Morro Branco. Localizada no município de Beberibe,palco de grandes produções cinematográficas e televisivas, a praia destaca-se pelo seu conjunto de falésias de areias coloridas. Imperdível no local são os trabalhos artesanais em recipientes de vidro – as famosas garrafinhas com areias coloridas. É possível fazer um inesquecível passeio de buggy, percorrendo uma extensa faixa de praia e belezas naturais como as fontes de água doce, grutas, dunas e a Lagoa do Uruaú, a maior lagoa do litoral cearense. O pôr-do-sol no Labirinto das Falésias, local onde a erosão esculpiu caminhos que lembram um labirinto, é simplesmente inacreditável.

As famosas garrafinhas com areias coloridas de Beberibe. Foto: Divulgação

Continuando pelo litoral leste passando pela Praia das Fontes, onde tem bicas naturais saindo dos paredões; é o programa perfeito para quem quer um total contato com a natureza. Passando pelas praias de Parajuru, Pontal do Piranji e outras, chegamos em Canoa Quebrada, outra praia ícone do Ceará e do Brasil.

Canoa Quebrada é uma das mais visitadas no Litoral cearense. Descoberta na década de 70, desde então o destino atrai visitantes de várias nacionalidades. A atmosfera descontraída de Canoa chama a atenção do visitante, que ainda conta com excelente estrutura de barracas à beira-mar que servem o melhor da gastronomia local; oferece um cardápio variando de peixes e frutos do mar. Passeios de buggy, voo de pára-jipe e descidas de skybunda nas dunas também são uma boa pedida. Encontre música e diversão para todos os gostos nas noites da Broadway, principal rua da cidade.

Depois de Canoa continuam as praias de Marjolândia, Quixaba, Redonda, Barreiras, Quitérias até a Praia de Manibu.

Indo para o Litoral Oeste, partindo de Fortaleza, encontramos as praias de Barra do Ceará, Icaraí, uma das praias mais visitadas por surfistas de várias partes do Brasil, e se consolida como reduto do esporte dentre as praias do litoral cearense.Tabuba, ótimo ambiente familiar. A praia apresenta uma grande beleza natural e um mar bastante aprazível para o banho.Ideal para quem quer paz e descanso, apreciando a bela paisagem, relaxando com refrescante banho nas águas do Rio Barra Nova.

Chegamos então aCumbuco, com um denso coqueiral e grandes dunas e lagoas. Além do banho de mar, esta antiga colônia de pescadores apresenta uma série de opções de lazer; o Cumbuco é ideal para a prática de esportes de aventura como o Kitesurf. Lá também é possível realizar passeios de jangada em alto mar e de buggy. Mas procure sempre profissionais que sejam cadastrados na associação local.

Depois de Cumbuco, temos a Praia de Taíba, abriga alguns restaurantes franceses e é bastante conhecida por sua culinária. No mês de agosto a Taíba sedia um festival de escargot, que acontece em todos os restaurantes do lugarejo.

Depois vem Barra do Rio São Gonçalo, Praia de Paracuru e Barra do Rio Curu e chegamos em grande estilo a Praia de Lagoinha. Na chegada, do alto de um Mirante avista-se a exuberância de Lagoinha, um verdadeiro cartão postal. Com pequenas enseadas naturais e mar calmo, a praia chama atenção pela indiscutível beleza cênica. Lagoinha ainda é conhecida por suas jangadas à beira-mar, areias brancas e verdes coqueirais. Lá há um inusitado passeio de três em um, iniciando com um típico “pau-de-arara”, e depois escuna e buggy, ou vice-versa, imperdível.

Após passarmos a Praia de Guajiru, chegamos a Flecheiras, conhecida como um excelente local para a prática de esportes de aventura e também pela produção de algas usadas na culinária local e em produtos de beleza. Possui excelente infra-estrutura turística.

A Praia de Mundaú é conhecida por manter suas características de colônia de pescadores e paisagem natural preservada. Na chegada avistam-se imensas dunas e pequenas piscinas formadas em maré baixa, um convite ao banho nas águas mornas e cristalinas da região. Uma atração imperdível é o passeio de catamarã pelos canais do mangue do Rio Mandaú e pelas dunas móveis da região.

Depois de muitas outras praias incríveis e de muitos quilômetros, finalmente chegamos em Jericoacoara.

Jericoacoara, uma das praias mais bonitas do mundo. Hospedar-se em uma das charmosas pousadas de Jeri e assistir ao pôr-do-sol na duna conhecida como “Duna Pôr-do-Sol”, visitar a árvore da Preguiça e também a Pedra Furada, são os grandes atrativos durante o dia. À noite, provar algumas das receitas de peixes e frutos do mar nos restaurantes locais e curtir um autêntico forró formam o programa ideal.

Litoral Leste, Costa do Sol nascente, descubra que o sossego pode ser uma ótima companhia para a aventura. Faixas de areia branca e falésias coloridas. Mar calmo e de poucas ondas. Ventos perfeitos para práticas de kitesurf e windsurf. Um cenário cheio de convites para aproveitar: sobrevoar as falésias de Canoa Quebrada de parapente, experimentar lagosta e pescados fresquinhos, descansar rodeado de conforto e charme. O litoral Leste do Ceará é um presente para  atranqüilidade e uma festa para os sentidos.

Litoral Oeste, Costa do Sol Poente, um destino apaixonante. Ter algumas das praias mais famosas do mundo e todo conforto para receber quem chega não tirou das praias do litoral oeste aquele charme do paraíso recém-descoberto. Por isso, quem vem aqui sempre tem um bom motivo para voltar. É um destino apaixonante em todos os sentidos: sol, praia, esportes, gastronomia e paisagens incríveis.

Dia e noite, de janeiro a janeiro, o que não falta são opções para o lazer e a diversão de quem chega à Terra da Luz. São praias deslumbrantes e uma variedade de atrações naturais e culturais ao alcance do visitante. O turista vai descobrir por que todo dia é dia de visitar o Ceará, principalmente nas férias.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.