2019, o melhor ano da sua empresa! 2ª parte

Olá empreendedores e empreendedoras! Daremos sequência à série de dicas e sugestões para melhorar a sua empresa em 2019. E acreditem, ao aplicar os ensinamentos destas colunas em suas empresas, certamente os resultados serão melhores.

Eu reforço a necessidade de se planejar e ajustar a sua empresa, para efetivamente, alcançar ou ultrapassar as metas estabelecidas, e assim obter maiores chances de se perpetuar no mercado. Mais cedo ou mais tarde você vai perceber que, ao controlar a sua empresa você pode dar a direção desejada, e não somente ser levado pelo mercado.

Tenha uma visão e missão muito bem definidas

Em se tratando de estratégia de negócios, essa deve ser flexível, para você fazer ajustes conforme políticas e forças externas à sua vontade se apresentem. Afinal, não há como prever um novo imposto ou taxa, ou aumento de um insumo ou até mesmo a substituição do seu produto/serviço por um similar, ou até mesmo um novo aplicativo pode afetar o seu negócio.

Caso real: quando o aplicativo ifood, que oferece delivery de várias empresas chegou ao mercado, a rede de franquias China in Box não acreditou no modelo, e teve suas vendas impactadas de tal forma que os gestores precisaram rever sua posição. A flexibilidade se fez presente e representou cerca de 40% de aumento de vendas.

Mantenha o foco, defina:

– Visão: onde sua empresa estará daqui há 2, 3, 5 anos? Como quer ser reconhecida?

– Missão: o que você e sua empresa vão oferecer para chegarem lá? Como fará isso?

– Valores: quais valores você quer atrair e mostrar ao mercado? Que tipo de pessoas quer ao seu lado? Que tipo de parceiros? O que você aceita em sua cultura?

Como é um exercício de futurologia, envolve imaginação e muita percepção de mercado, além de levar em conta as tendências do seu segmento e dos consumidores, sugerimos que faça esse exercício em local reservado, o mais silencioso possível, com o telefone desligado (se você, como empresário não conseguir desligar seu telefone sem que sua empresa pare, você tem um sério problema de processos e gestão).

A neurociência indica que, para que seu cérebro fique totalmente focado, alguns procedimentos são importantes, além dos descritos acima, mantenha-se hidratado e coma coisas leves, um café é bem vindo, assim como um local claro ou bem iluminado, em cadeira e mesa confortáveis. A proposta é você estar bem, respeitadas as suas vontades e gostos.

Faça isso e poderá perceber mudanças reais em seus resultados. Até a próxima, por hora, desejo muita paz, saúde e prosperidade nesta jornada!




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.