Porto Seguro: Conheça as praias mais bonitas que você precisa conhecer

Ao sul, com mais de 500 anos de história, a Costa do Descobrimento na Bahia abriga a mágica cidade de Porto Seguro, sem dúvida um consagrado destino turístico internacional, com suas badaladas praias, uma alegria contagiante noite e dia e uma grande variedade de opções para hospedagem e alimentação de alto nível. São Imperdíveis os passeios às praias de Arraial d’Ajuda e Troncoso, ao sul e Santo André, ao norte. Sítio do Patrimônio Mundial Natural, declarado pela Unesco para proteger um total de 225 km²  de mata atlântica, a Costa do Descobrimento é considerada uma das poucas paisagens brasileiras que se mantêm quase inalteradas há mais de 500 anos.

Porto Seguro é o primeiro destino turístico do País. Foi ali que a esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou em 1500, ao descobrir o Brasil. Desde então, a região recebe visitantes do mundo todo, de todas as idades. Mesmo assim preserva tribos de índios pataxós, que mostram sua influência por meio do artesanato e da culinária. Também mantém viva as tradições folclóricas, como os bailes pastoris e as festas do Dia de Reis, do dia de São Cosme e São Damião e do Dia de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade. Essas celebrações evidenciam a vocação festeira que sempre fez parte da cultura local.

Nos seus 150 km de litoral deslumbrante encontramos praias, enseadas, baías, falésias, rios, manguezais, coqueirais e a mata atlântica. As opções para o turista são muitas: passeios pela natureza, esportes náuticos, caminhadas, cavalgadas, surfe ou mergulho.

A primeira entre as praias mais lindas do Brasil é a Praia do Espelho, conhecida pela sua exuberância e suas piscinas naturais. Foto: Divulgação

A visita ao sítio histórico da cidade alta deixa os visitantes bem perto da rica história do Brasil. Lá estão o Marco do Descobrimento, a Casa de Câmara e Cadeira e três igrejas cujas construções datam do século XVI.

O passeio de escuna ao Parque Marinho de Recife de Fora é imperdível. Durante a maré baixa, diversas espécies de corais, peixes e criaturas marinhas podem ser apreciadas. A Ilha do Pirata é um centro de lazer temático que combina preservação da natureza e da biodiversidade marinha. Além de tudo isso, uma sucessão de belas praias, com barracas de serviços e aulas de coreografia.

O município de Porto Seguro, também engloba três famosos distritos:  Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Os três vilarejos também contam com infraestrutura completa para turismo, e suas belezas naturais encantam os visitantes desde o primeiro instante.

Arraial d’Ajuda – a travessia de balsa pelo Rio Bunharém proporciona uma bonita vista do manguezal e do encontro do rio com o mar, ao lado de uma parede de recifes de arenito. Já em terra, a estradinha que leva a Arraial é margeada por Mata Atlântica e proporciona uma vista panorâmica da cidade de Poro Seguro. Descontração é a palavra que melhor define Arraial d’Ajuda. Nas galerias e minisshoppings, nos luaus na praia de Mucugê, nas exibições de capoeira e maculelê ou nos bares e boates da cidade, a festa só termina quando o sol nasce. Nas praias do Mucugê e Pitinga, as primeiras falésias aparecem e as areias do mar de Taipe encantam com sua beleza, proporcionando banhos inesquecíveis.

Trancoso – com praias, falésias, foz de rios e coqueirais, Trancoso é um dos mais charmosos destinos turísticos brasileiros. Sua praça principal – conhecida como o “Quadrado” – é um valioso sítio histórico, onde se localiza a Igreja de São João Batista e belas construções do século XVI. Uma parada na deslumbrante praia dos Nativos, para mergulhar no mar, tomar sol e caminhar até a foz do Rio Trancoso, um cenário espetacular. Como não possui iluminação pública, a noite fica iluminada por lampiões, aumentando o charme do local.

das melhores praias de Porto Seguro – Bahia, a Praia dos Nativos está em Trancoso; aliás, é exatamente onde o rio, que leva este nome, deságua. Foto: Divulgação

Caraíva é onde se encontra uma das praias mais bonitas do país. A que tem esse nome por causa do efeito provocado pelo reflexo do sol nas piscinas naturais formadas no mar. Essa belíssima extensão de areia com águas claras, é frequentada por celebridade do mundo inteiro. Praia do Espelho, com sua simplicidade e sofisticação, é uma visita obrigatória.

O passeio de barco pelo Rio João de Tiba, em Santa Cruz de Cabrália, permite conhecer toda a exuberância da natureza local, com suas matas, manguezais e a paradisíaca praia de Santo André,  para um banho nas águas cristalinas do mar. O percurso é pontuado por paisagens fantásticas com vestígios de Mata Atlântica.

São muitos os passeios na região, Coroa Vermelha, ponto do desembarque da esquadra portuguesa em 1500 e local da primeira missa em solo brasileiro, é formada por uma enseada de águas calmas, ótimas para banho. A maioria das barracas de praia são administradas pelos próprios índios. No entorno da cruz, que simboliza a celebração da 1ª missa no Brasil, são comercializadas peças de artesanato produzidas pelos indígenas da tribo pataxó. Fica em Santa Cruz de Cabrália e funciona todos os dias.

O passeio ao Recife de Fora, é imperdível, o saveiro leva o visitante para a terceira maior formação de recifes de corais do Brasil com 6500 m². O visitante poderá mergulhar em suas piscinas naturais e apreciar milhares de espécies marinhas, entre peixes, crustáceos, algas, mariscos, lesmas e diversos tipos de corais multicoloridos. É considerado um dos mais belos passeios da região.

Para mergulhadores iniciantes (que precisam fazer o batismo) e veteranos (que já fizeram curso especializado), a Aquaplanet Mergulho organiza vários tipos de saídas para desbravar o fundo do mar e admirar de perto a exuberante vida marinha. É oferecido também cursos para os novatos.

Os passeios de barco e atividades como mergulhos são interessantíssimos nessa região, visto que o mar colabora muito com esses quadros. Foto: Divulgação

Para quem gosta de história, o visitante pode fazer a rota do descobrimento, para reviver a época do descobrimento do Brasil. Durante a visita ao Memorial da epopeia do Descobrimento, conhecerá uma réplica da nau de Pedro Álvares Cabral, com 30 metros de comprimento e 8 de largura; um jardim botânico de 20 mil metros quadrados, com espécies da época do descobrimento; e uma exposição didática sobre a história de Brasil e Portugal. Depois irá ao marco da primeira missa celebrada no Brasil, pelo Frei Henrique Soares de Coimbra em 26 de abril de 1500. Também vai conhecer a cultura indígena da tribo Pataxós e tomar um banho em uma das praias da orla Norte.

A noite em Porto Seguro é para se divertir e tem muitas opções, as gigantescas barracas de praia que eles chamam complexo de lazer, localizadas à beira-mar, cada uma tem infraestrutura para mais ou menos 5000 pessoas  que se divertem com muito conforto. Durante o dia, duchas, banheiros, fraldários, espreguiçadeiras, guarda-sóis e restaurante garantem o bem-estar dos visitantes. Á noite, shows com as maiores bandas do Brasil e regionais, animam a festa; palcos modernos e ampla pista de dança atraem muita gente bonita.

A famosa Passarela do Descobrimento ou melhor Passarela do Álcool, é um misto de shopping Center ao ar livre com zona boêmia, fica no centro de Porto Seguro e tem inúmeras opções de restaurantes, lojas, bares e as inconfundíveis barracas de coquetéis á base de frutas. Um desses drinques é o típico capeta, que leva vodca, leite condensado, canela em pó, mel, guaraná em pó e muito gelo. É um bom lugar para degustar pratos da culinária baiana e frutos do mar.

A cidade possui ainda uma rede hoteleira para todos os gostos e bolsos. Resorts, hotéis categoria “5” até a mais simples pousada.

Tudo isso é Porto Seguro e muito mais, só indo lá para ver e curtir.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.